Review - Synology DiskStation DS718+ - PCGuia

Review – Synology DiskStation DS718+

Com 2 GB de memória e um processador Intel Celeron J3455 com quatro núcleos de processamento que podem chegar aos 2,3 GHz de velocidade relógio, este NAS (Network Attached Storage) promete funcionalidades para todos os tipos de utilizadores.
Synology DiskStation DS718

Aqui cabem os que querem apenas fazer cópias de segurança dos seus dados, passado pelos programadores de sites que querem ter um recurso local para testarem as suas criações, até aos que querem montar um pequeno servidor. Seja de ficheiros multimédia ou mesmo Web ou email.

O DS718+ permite usar dois discos de 3,5 ou 2,5 polegadas. Mecânicos ou SSD, desde que utilizem uma interface SATA. A montagem á facílima: basta abrir uma das portas frontais e inserir o disco; isto permite mudá-los mesmo que o sistema esteja a trabalhar, em ocasiões onde, por exemplo, um deles falhar.

Se usar dois discos a capacidade máxima pode chegar aos 24 TB, o que é suficiente para a grande maioria das aplicações. Mas se não for, pode sempre acrescentar uma unidade de expansão que permite usar mais cinco drives perfazendo um total de 84 TB. As ligações do DS 718+ são compostas por duas entradas RJ45 gigabit como agregação para a ligação à rede e três entradas USB 3.0 que servem para ligar discos externos, impressoras ou outros dispositivos. Na frente do NAS existe um botão que serve para fazer cópias de segurança automáticas do conteúdo de uma drive USB ligada ao equipamento.

A qualidade de construção é a que Synology já nos habituou: sólida. O design é típico da marca com simplicidade e qualidade. O software de configuração é acedido, como sempre, através de um browser. Aqui nota-se muita evolução desde os primeiros modelos que testámos há quase dez anos – está mais leve e a loja de aplicações tem programas gratuitos para todos os tipos de utilizadores.

No que respeita ao software só tenho uma coisa a dizer. O sistema de configuração básica está um pouco escondido demais na interface. É algo que devia estar logo à frente do nariz do utilizador.

A velocidade do DS 718+ é excelente. Fizemos o nosso teste de cópia e ele conseguiu chegar ao máximo que a rede consegue debitar. Também experimentámos fazer a transcodificação e streaming simultâneos em tempo real de um vídeo para um smartphone e não se notou qualquer lag nem paragens durante o processo.

Ponto final

A Synology sabe fazer boas drives NAS para todos os nichos deste mercado. As máquinas são bem construídas, bonitas e rápidas. As aplicações funcionam como deve ser. A única coisa que ainda precisa de algum trabalho de afinação são mesmo alguns aspectos da interface de gestão do dispositivo.

+ Qualidade
+ Velocidade
– Interface necessita de melhoramentos

Medições: 4,77
Construção: 1,5
Funcionalidades: 1,5
Preço: 1
Nota final: 9

Selo Reviews

Distribuidor: Cloud IT
Site: cloud-it.pt
Preço: €490,77 (sem discos)

Ficha técnica
Processador: Intel Celeron J3455 com quatro núcleos até 2,3GHz
Memória RAM: 2 GB expansível até 6 GB
Armazenamento: duas baias par discos de 3,5 ou 2,5 polegadas até um total de 24TB.
Interface dos discos: SATA
Modos RAID suportados: JBOD, RAID 0, RAID 1 (são suportados mais modos RAID através da utilização do módulo de expansão)
Ligações externas: RJ-45 1GbE LAN Port, 3 USB 3.0
Dimensões: 157 x 103,5 x 232 mm
Peso: 1,74 kg

Categorias
Reviews

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS