ESA anuncia início da missão científica da sonda ExoMars

Trace Gas Orbiter (TGO) chegou à sua órbita final em Fevereiro.
ESA Trace Gas Orbiter
ESA/ Trace Gas Orbiter

A sonda ExoMars irá em breve procurar por gases que possam estar ligados às actividades geológicas ou biológicas activas no planeta Marte. O programa ExoMars é um empreendimento conjunto entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a agência espacial russa Roscosmos.

O Trace Gas Orbiter (TGO), que chegou à sua órbita final em Fevereiro, está a circundar o planeta vermelho a cada duas horas e, após a calibração e instalação de novo software, começará a realizar observações científicas de rotina.

O principal objectivo é fazer um inventário dos gases que representam menos de 1% do volume total da atmosfera do planeta. Em particular, a sonda buscará evidências de metano e outros gases que possam ser assinaturas de actividade biológica ou geológica activa.

O Trace Gas Orbiter pode detectar e analisar o metano e outros gases mesmo em concentrações extremamente baixas. Também será capaz de ajudar a distinguir entre as diferentes origens possíveis.

«Este é um marco importante para o nosso programa ExoMars e uma conquista fantástica para a Europa», disse Pia Mitschdoerfer, directora da missão do Trace Gas Orbiter.

Via Agência Espacial Europeia (ESA).

Categorias
CiênciaHardwareNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS