Como transferir fotos do telemóvel para o PC sem sem fios

Como usar a aplicação Photos Companion da Microsoft para transferir fotos de qualquer smartphone ou tablet para um PC com Windows 10 através de uma rede Wi-fi.
Maquina Smartphone

Existem muitas formas de enviar fotos do seu dispositivo móvel para o computador, desde enviá-las por email até ligar um cabo USB. Mas agora apareceu uma nova que utiliza uma aplicação chamada Microsoft Photos Companion.

Esta aplicação está disponível para iOS e Android e funciona tanto em smartphones como com tablets e serve para enviar fotos de qualquer dispositivo móvel para um computador através de uma ligação Wi-fi. Os requisitos para que este sistema funcione são poucos: ambos os dispositivos têm de estar na mesma rede Wi-fi e o PC tem de ter o Windows 10. Depois basta abrir a app, escolher as fotos e enviá-las. Do lado do PC as fotos vão aparecer na aplicação Fotografias do Windows, onde pode vê-las, editá-las, imprimi-las ou organizá-las.

Vejamos como se faz.

Descarregue a Photos Companion

Descarregar App

A aplicação está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Pode descarregar a aplicação Photos Companion a partir da Google Play ou da App Store da Apple. Depois abra a aplicação fotografias no Windows 10. Clique no ícone ‘Ver mais’ (…), depois clique em ‘Definições.

Importação móvel

Definições

No ecrã ‘Definições’ da aplicação de fotografias procura a indicação Pré-visualização.

Arraste o conteúdo da janela para cima até chegar à indicação: ‘Pré-visualização’ e ligue a opção ‘Ajudar a Microsoft a testar a funcionalidade de importação móvel por Wi-fi’.

Configurar

passo3

De seguida, clique na seta para a esquerda que está no canto superior esquerdo para voltar à janela principal do programa ‘Fotografias’. Clique no botão ‘Importar’ e procure a indicação ‘A partir de telemóvel o Wi-fi’. Se não vir esta opção, feche a aplicação ‘Fotografias’ e volte a abri-la e clique outra vez no botão ‘Importar’.

QR-Code

passo4

Depois de clicar em ‘A partir de telemóvel ou Wi-fi’, vai aparecer uma nova janela com um código QR.

Casar a app com o computador

Leitura do QR-Code

Active a aplicação que instalou no seu dispositivo móvel no passo 1 e toque em ‘Send photos’. O programa vai pedir para activar a câmara do dispositivo, aponte-a para o código QR que está no ecrã do computador. Assim que a app conseguir digitalizar o código o ecrã muda para um mosaico das suas fotos.

Escolher fotos

Escolher fotos

No dispositivo móvel, toque em todas as fotos que quiser enviar para o computador. Quando acabar de escolher toque em ‘Done’. A partir daqui o processo de envio é automático. No final, pode tocar em ‘Send more’ para repetir o processo e enviar mais fotos.

Veja a sua biblioteca de imagens

Passo7

Depois de acabar a transferência as fotos aparecem na biblioteca de imagens da aplicação ‘Fotografias’ no WIndows.

As fotos transferidas aparecem na sua biblioteca de imagens do PC. Agora pode editá-las ou imprimi-las.

Categorias
DicasGuia completo

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link