IBM publica relatório sobre a “Internet of Threats”

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
IBM/ Internet of Threats

O Institute for Business Value (IBV) da IBM publicou um relatório sobre a “Internet of Threats”, identificando as vulnerabilidades que as empresas do sector industrial e de serviços de utilidade pública enfrentam actualmente com a Internet of Things (IoT) e como as podem mitigar.

Estima-se que o mercado de IoT cresça dos 15 mil milhões de dispositivos instalados em 2015 para os 30 mil milhões em 2020 e para os 75 mil milhões em 2025.

Este relatório do Institute for Business Value da IBM, que parte da visão de 700 líderes de TI do sector industrial e de utilities, sublinha que são os dispositivos e sensores, seguidos pelas plataformas de IoT, as áreas mais vulneráveis das implementações de IoT.

Apesar de hoje ser já uma preocupação constante, 36% dos executivos dizem que garantir segurança à plataforma IoT e aos seus dispositivos é um desafio, enquanto apenas 10% das organizações que implementaram soluções de IoT estão a conseguir monitorizar continuamente o tráfego IoT para encontrar anomalias e avaliar vulnerabilidades.

O estudo concluiu ainda que grande parte das empresas de utilities estão ainda numa fase muito inicial na adopção de boas práticas e de tecnologias de protecção para mitigar os riscos de segurança da IoT e apenas uma pequena percentagem implementou em pleno práticas operacionais, técnicas e cognitivas ou tecnologias de segurança específicas de IoT.

Criptografia (21%), segurança de rede e autenticação de dispositivos (23%), bem como soluções de segurança avançada (17%) são algumas das principais tecnologias utilizadas para conceder mais segurança à IoT.

Via IBM.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version