Play – F1 2017

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min
F1 2017

Com F1 2017 vieram as novas medidas e regras, que, em conjunto com os novos monolugares, tornaram toda a experiência ainda mais entusiasmante e, queremos acreditar, mais realista, sendo isto válido não só para os jogadores mais experientes, como para os inexperientes e até mesmo desconhecedores da modalidade.

Mudanças nos monolugares

Com a introdução das novas regras, os monolugares tornaram-se mais largos, à semelhança de modelos dos anos 80, situação essa que levou a uma redesenho da aerodinâmica, tornando-a mais eficaz. Isto fez com que os actuais monolugares ficassem significativamente mais rápidos em curva, graças ao aumento da aderência dos novos pneus, que são igualmente mais largos que os anteriores.

O resultado foi um comportamento mais previsível, em especial nas situações limite, com o aumento da aderência a grande velocidade. Mas também em baixa velocidade, embora o comportamento não seja tão impressionante, nota-se que ficou mais fácil de dominar o monolugar em caso de perda de controlo numa curva lenta.

Regresso dos clássicos

Claro que isto é tudo muito agradável, até entrarem em actividade as condições climatéricas adversas, como a chuva. Torna-se bastante mais complicado lidar com um monolugar numa pista técnica como o Mónaco, a chover torrencialmente e com a aderência a sofrer uma perda significativa com o piso molhado.

Mas o mais grave nem são os problemas nos novos monolugares, mas sim nos clássicos, um agradável regresso ao simulador da Codemasters, onde o comportamento da viatura muda mesmo muito. Andar no Mónaco com um McLaren MP4/6 de 505 kg com 710 cavalos e uma aerodinâmica algo limitada numa pista encharcada não é uma experiência indicada para os principiantes da modalidade, mas muito gratificante quando conseguimos chegar ao pódio no final da prova.

Mais que meras corridas, os modelos clássicos (que vão desde o McLaren MP4/4 de 1988 ao Red Bull RB6 de 2010), estão disponíveis não só no modo Grand Prix, onde poderá correr numa prova ao seu gosto, ou criar a sua própria época (limitado às pistas da actual época), ou então no modo carreira, através de um conjunto de provas adicionais, que lhe permitirão acumular uma maior pontuação para poder evoluir o seu personagem, à semelhança de um jogo do tipo RPG.

Formato RPG

E já que falamos em modo RPG, é aqui que entra uma das grandes novidades deste título, o facto de ser praticamente obrigatório cumprir todo o calendário de provas, incluindo as diversas sessões de treinos, cada qual com objectivos distintos (conhecer a pista, poupar pneus e combustível) criados pelas próprias equipas, que quando ultrapassados, lhe garantem os chamados Research Points.

Estes são posteriormente utilizados num sistema de evolução do seu monolugar, em diversos pontos, desde a aerodinâmica, chassis, motor e durabilidade. Este sistema de irá permitir tornar o seu monolugar não só mais eficiente em pista, como mais fiável, uma vez que deverá gerir, em modo carreira, o desgaste dos diversos componentes do seu monolugar, para evitar ter que trocar de motor ou caixa de velocidades fora dos limites impostos pela FIA, sob a pena de o mandarem para o último lugar da grelha de partida na próxima prova.

Tudo isto torna o jogo mais entusiasmante e realista, pois irá obrigá-lo a estudar bem qual a estratégia necessária para ser bem-sucedido em cada, pista, não só em termos de condução como de desgaste dos componentes do monolugar, visto serem necessários para as próximas provas.

Ponto Final

F1 2017 é a melhor forma de explicar algumas das complicadas regras introduzidas na actual época e também de entender que os pilotos não são meras máquinas de conduzir, pois têm que ser bons estrategas para gerirem, em situações limite, inúmeros parâmetros para garantirem uma época de sucesso, com um monolugar que vai evoluindo e tornando-se cada vez melhor. Obrigatório para qualquer adepto da modalidade máxima do desporto automóvel.

Gráficos: 9
Som: 9
Jogabilidade: 10
Longevidade: 10

Nota Final: 9,5

+ Gráficos
+ Ambiente realista
+ Estratégia
– Complexidade para novos jogadores


Editora
: Codemasters
Distribuidora: Ecoplay
Plataformas: Xbox One, PS4, PC
Site: xformula1-game.com
Preço: €69,99 (Xbox One, PS4) €54,99 (PC)

Se gosta deste jogo, sugerimos:
Forza Motorsport 6, Project Cars

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version