LibreOffice 6.0 já está disponível

LibreOffice 6 Writer

A The Document Foundation (TDF) anunciou a disponibilização da versão 6.0 da suite de produtividade LibreOffice para Windows, macOS e Linux.

Além da presença de uma função “Localizar” renovada, a equipa da The Document Foundation fez saber que a funcionalidade experimental Notebookbar está agora também disponível nas versões Grouped Bar Full (Writer, Calc e Impress) e Tabbed Compact (Writer).

O módulo Calc ganhou as funções SEARCHB, FINDB e REPLACEB, o que fortalece e expande o suporte do formato ISO, e a equipa refere que as chaves OpenPGP já podem ser utilizadas para assinar documentos ODF, com suporte para a encriptação baseada em OpenPGP, após a instalação de uma solução de software GPG compatível com o respectivo sistema operativo.

Os utilizadores do LibreOffice também podem usar as novas funções que permitem exportar os documentos do Writer para ePub e para importar ficheiros QuarkXPress, assim como aceder a uma nova versão da função que permite importar ficheiros EMF+ (Enhanced Metafile Format Plus) e utilizados em documentos do Microsoft Office.

A The Document Foundation também refere que actualizou a janela “Localizar e substituir” nos módulos Writer, Calc e Impress, e que o sistema online de “Ajuda” também foi revisto.

Via The Document Foundation (TDF).