Atos Quantum celebra primeiros sucessos alcançados na área da computação quântica

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

Para assinalar o primeiro aniversário do lançamento do Programa de Computação Quântica na Europa, a Atos reuniu o Conselho Científico do “Atos Quantum” no qual foram apresentados «os primeiros sucessos comerciais da Atos Quantum Learning Machine (Atos QLM) e as novas perspectivas de evolução tecnológica do Atos Quantum».

Seis meses após a apresentação do simulador quântico Atos QLM, a Atos vendeu uma destas soluções ao Laboratório Nacional de Oak Ridge do Tennessee, EUA, que oferece aos engenheiros e investigadores «a oportunidade de desenvolverem e testarem já os algoritmos e as aplicações quânticas que irão ser utilizadas assim que os futuros computadores quânticos estiverem disponíveis no mercado».

Desde o seu lançamento, esta máquina, capaz de simular até 40 bits quânticos (Qubits), tem vindo a ser objecto de «inovações permanentes por parte dos especialistas em computação quântica da Atos».

Entre estas inovações, destaca-se o trabalho dos investigadores do laboratório Atos Quantum na «integração de modelos de “ruído quântico”, uma melhoria particularmente significativa para os investigadores que trabalham nas arquitecturas Qubit».

Paralelamente, o Grupo Atos também participa no desenvolvimento dos novos standards dos chamados algoritmos “quânticos seguros”. Isto é, naqueles que são capazes de «resistir aos ataques quânticos, tornando as actuais aplicações (Internet, comércio electrónico, dados pessoais) invioláveis aos métodos quânticos».

Nos próximos anos, a computação quântica deverá permitir responder à explosão dos dados gerados pela Big Data e pela Internet das Coisas.

A computação quântica, com as suas capacidades específicas, baseadas no Bull Sequana exascale, deverá igualmente impulsionar avanços significativos a nível da aprendizagem profunda, dos algoritmos e da inteligência artificial em áreas tão variadas como o desenvolvimento de novos medicamentos e de novos materiais.

Neste âmbito, a Atos irá colaborar com centros de investigação e universidades de todo o mundo.

Via Atos.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version