Atos debate oportunidades e desafios da supercomputação em Portugal

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A supercomputação em Portugal, o presente e o futuro desta tecnologia e as suas áreas de interesse, bem como a nova revolução impulsionada pela computação quântica, foram os principais eixos do High Performance Computer Day (HPC) organizado pela Atos e pela NetApp em Lisboa.

O coordenador do Laboratório de Computação Avançada, Pedro Alberto Almeida, analisou o estado da supercomputação no nosso país e explicou o roadmap previsto para o HPC em Portugal, referindo todo o enquadramento e esforço que está a ser feito a nível europeu neste contexto e alertou para a importância de se avançar nesta senda, já que «manter-se em linha com as últimas actualizações da computação é fundamental para se manter competitivo».

Por seu turno, Christelle Piechurski, HPC Principal Architect da Atos abordou os avanços da computação quântica e as suas principais áreas de aplicação, focando-se na Quantum Learning Machine (QLM) da Atos – um simulador quântico alimentado por um supercomputador e assente numa linguagem de programação universal, que «permitirá a investigadores, engenheiros e estudantes desenvolverem e testarem hoje as aplicações e os algoritmos quânticos de amanhã».

A apresentação de Albert Trill, HPC Senior Expert da Atos Iberia centrou-se nos últimos desenvolvimentos da tecnologia Atos e dos produtos Bull, agregados numa oferta que inclui desde os supercomputadores de entrada de gama MiniScale, até ao topo de gama Exascale de nova geração.

Finalmente, José Martins, Technical Manager da NetApp, dedicou a sua apresentação às oportunidades e aos desafios que a adaptação dos sistemas HPC irá provocar na próxima geração de data centers (NGDC).

O advento das tecnologias cloud e a sua adopção crescente na maioria das soluções de TI criou novas possibilidades de escolha e permitiu que os ambientes HPC beneficiassem da capacidade de computação disponibilizada pelos fornecedores de cloud como, por exemplo, a Amazon Web Services ou o Microsoft Azure.

A tecnologia NetApp, como, por exemplo, Cloud Sync, Cloud Ontap, facilitam a transferência da informação para dentro e para fora da cloud.

Via Atos.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version