Review: EaseUS Data Recovery Professional

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 6 min

A praga dos ficheiros desaparecidos é uma realidade que todos nós conhecemos, muitas vezes pelas piores razões. Felizmente existe inúmeras soluções para evitarmos, através da aplicação de um bom sistema de backup, bem como soluções para resolver os problemas depois de ocorrerem. Curiosamente a EaseUS tem uma boa solução para ambos os casos (backup e recuperação), porém, desta vez vamos testar apenas a aplicação para recuperação de dados, o Data Recovery Professional.

Versão Gratuita

Para os cepticos, a EaseUS disponibiliza uma versão gratuita que, como seria de esperar, incluí diversas limitações mas que não a tornam inutilizável, como acontece em soluções equivalentes. A limitação principal prende-se com a quantidade de dados que pode recuperar, 2GB, o que poderá ser o suficiente para recuperar as imagens de uma pen USB ou as imagens num cartão de memória danificado.

Felizmente, embora tenha esta limitação de quantidade de dados, poderá recuperar dados excluídos, formatados, inacessíveis por diversas razões. Poderá recuperar até uma partição perdida, apagada ou oculta, ou até mesmo em RAW, seja num disco rígido, disco sólido ou dispositivos de armazenamento móveis.

Professional

Face à versão gratuita, as grandes diferenças são… obvias. Acabou-se a limitação da quantidade de dados que pode recuperar, bem como terá garantido suporte técnico gratuito e as óbvias actualizações gratuitas, um ponto muito importante visto que a equipa da EaseUS está constantemente a melhorar o funcionamento da aplicação.

Existe ainda versões, a Professional + WinPE, que se distingue por permitir a criação de um disco de arranque de emergência para recuperar dados quando o sistema falhar o arranque ou recusar-se a iniciar, e a versão Technician, que permite tornar-se num especialista e vender os seus serviços técnicos a outros utilizadores.

Modos de pesquisa

Pedir uma interface mais simples e intuitiva à EaseUS é tarefa quase impossível, visto que, após a instalação da mesma, apenas precisará de escolher qual o disco que pretende pesquisar para encontrar os dados perdidos. Infelizmente a aplicação peca por usar um Português “não europeu”, daí alguns termos estarem, no mínimo, imprecisos, mas suficientemente perceptíveis para que possa usar a aplicação. Pode sempre alterar o idioma no menu de opções para o inglês, ou outras.

Iniciando o processo de pesquisa, este poderá demorar algum tempo, dependendo do tipo de disco (se mecânico ou sólido) e da sua capacidade. Os ficheiros e pastas descobertos serão identificados na janela seguinte, sendo possível determinar a sua localização, o tipo de ficheiro (imagens, áudio, documentos, vídeos, e-mails e outros).

Poderá, a partir daqui, escolher os ficheiros que pretende recuperar, e clicar no botão colocado no fundo à direita para iniciar o processo de recuperação, sendo-lhe indicado posteriormente para decidir qual o destino para os ficheiros a recuperar. Poderá usar a função de pré-visualização, para determinar se os ficheiros identificados são aqueles que efectivamente pretende recuperar, evitando perder tempo a recuperar ficheiros desnecessários.

Conclusão

Fácil de usar e bastante eficaz, o EaseUS Data Recovery Professional permite recuperar aqueles ficheiros que tendem a desaparecer por uma ou outra razão inesperada. Através de uma interface simples e intuitiva, bem mais do que muitos dos seus rivais, qualquer utilizador se sentirá à vontade para pesquisar e recuperar os ficheiros desaparecidos.

Não chegámos a experimentar a recuperação de partições eliminadas ou cartões de memória danificados, mas tendo em conta que permite recuperar ficheiros em RAW, a probabilidade de sermos surpreendidos (positivamente) é bastante elevada. Mas, quando testado com ficheiros e pastas eliminadas (sem irem à caixa de reciclagem do Windows), todos estes ficheiros foram devidamente recuperados com toda a sua integridade.

Conforme foi tido, poderá experimentar a versão gratuita, com as suas limitações, através do download do ficheiro de instalação para Windows. Se gostar, recomendamos a aquisição, aproveitando a campanha que permite adquirir a versão profissional por 66,69 euros, em vez dos habituais 84,95 euros. Os utilizadores de Mac OS também poderão tirar partido desta ferramenta, que está disponível igualmente em versão gratuita, com a mesma limitações, estando disponível a versão Profissional paga por 84,95 euros.

Prós

Interface Simples: É praticamente impossível pedir à EaseUS para tornarem a interface mais simples e intuitiva que a disponível. Tudo está imediatamente acessível, como se fosse o explorador de ficheiros do Windows.

Pré-visualização: Para evitar perder tempo a recuperar ficheiros desnecessários, poderá dar uso à funcionalidade de pré-visualização, para garantir quais são os ficheiros que pretende efectivamente recuperar.

Contras

Erros de tradução: Quando escolher o Português como idioma, tenha em atenção que este é brasileiro, sendo os termos e expressões bastante diferentes das utilizadas em Portugal.

Exit mobile version