Review – Transcend JetDrive Lite 360

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Há muito que queria testar estas drives pensadas especialmente para computadores portáteis da Apple que, depois de inseridas no leitor de cartões de memória SD, não se notam porque têm uma peça que tapa completamente a abertura.

Os JetDrive não passam de cartões de memória um pouco mais curtos que os normais com uma tampa na extremidade oposta à dos contactos que serve para que, quando está inserido, fique à face da lateral do computador, o que faz com que não se note. No entanto, isto cria um problema: quando se quer remover o JetDrive para passar ficheiros de um cartão de memória tradicional podem surgir algumas dificuldades…

Inegavelmente, o facto de ser um cartão SD faz com que esta solução seja muito mais barata que comprar um SSD. A Transcend disponibiliza os JetDRive em versões de 128 e 256 GB e como seria de esperar, a velocidade de acesso, apesar de ser boa, não está ao nível de um SSD.

Assim, usamos a técnica tradicional de copiar um conjunto de ficheiros com 4,7 GB que inclui ficheiros pequenos e grandes (> 1 GB) de, e para a drive, para medir a velocidade em MB/s. A máquina que usámos foi um Mac Book Pro de 2015 com processador Intel Core i7, 16 GB de memória RAM, um SSD de 256 GB e o sistema operativo MacOS Sierra. Com estes testes, obtivemos resultados que colocam o JetDrive próximo do prometido pela Transcend na caixa do produto: 60 MB/s de escrita e 95 de leitura.

Velocidade de escrita Velocidade de leitura
52 MB/s 86 MB por segundo
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version