QNAP TS-233

Este NAS QNAP TS-233 é uma unidade que apenas permite usar dois discos internamente e é ideal para usar em casa ou em pequenos escritórios.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - QNAP
3.3
Avaliação PCGuia
€257 - QNAP

Este NAS, com capacidade para dois discos de 3,5 polegadas ou dois SSD de 2,5 polegadas, foi criado para ambientes domésticos. Como é hábito com os equipamentos da QNAP, também este pode ser aberto facilmente através do único parafuso, localizado na parte de baixo. Atrás, estão duas entradas USB 2.0 (o que limita a utilização de unidades de expansão), mas à frente temos uma USB 3.0. Ao contrário dos NAS QNAP para utilizações mais “sérias”, a velocidade máxima da ligação de rede do TS-233 é de apenas 1 Gbps – conseguimos cerca de 100 MB/s de leitura e de escrita nos testes que realizámos.

Imagem – QNAP

Sistema operativo

Como é habitual neste tipo de hardware, o sistema operativo é baseado em Linux (neste caso chama-se QTS) e permite apenas a instalação dos módulos de que o utilizador necessita, em vez de carregar o NAS com software que nunca será usado. As únicas funcionalidades que não precisam de ser instaladas depois da configuração inicial são a gestão de discos e de utilizadores, a partilha de ficheiros básica, o servidor FPT e os serviços de acesso à Internet.

Sendo que esta unidade apenas pode usar dois discos internamente, os tipos de RAID possíveis são bastante mais limitados que noutros modelos, com espaço para mais discos. Neste caso, podemos optar por JBOD (soma as capacidades dos dois discos para criar um único volume, mantendo-os independentes); Single (dois discos independentes); RAID 0 (soma as capacidades dos discos e os dados são “espalhados” pelas duas unidades); e RAID 1 (disponibiliza apenas a capacidade de um dos discos e usa o outro como “espelho”, para ser possível recuperar dados em caso de falha de um deles).

Configuração facilitada

A configuração básica do NAS é simples: depois de o encontrarmos na rede através do software QFinder, usa-se o browser para aceder à interface de configuração – depois, é só seguir as instruções.

Grande parte do processo é automático, mas, no final, é conveniente criar e gerir manualmente os volumes de armazenamento na unidade, um processo que pode ser algo complicado para os utilizadores menos experientes. No entanto, há sempre a hipótese de deixar o software fazer tudo automaticamente. Mas, no caso do sistema operativo da QNAP, o espaço disponível pode ser substancialmente mais pequeno visto que a funcionalidade de configuração dá prioridade à redundância para evitar possíveis perdas de dados caso um dos disco falhe.

Dados técnicos
Processador: ARM Cortex-A55 a 2 GHz
Armazenamento: 3,5 ou 2,5 polegadas SATA
Configuração dos Discos: JBOD, Single, RAID 0, RAID1
Ligações: RJ-45 gigabit, USB 3.0 2 x USB 2.0
Memória: 2 GB
Sistema Operativo: QTS 5.1.3
Dimensões: 186 × 91,7 × 157,6 mm
Avaliação PCGuia
3.3
Medições 3,5
Experiência de utilização 3,8
Preço 4,5
Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version