Kioxia Exceria Plus G3

Com a chegada da nova gama Exceria Plus G3, a Kioxia reforça a sua família de unidades de armazenamento interno SSD na categoria de mainstream, ou seja, para utilizadores que ainda tenham discos rígidos mecânicos ou SSD SATA.

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min
4.5 Recomendado
Avaliação PCGuia
Site da Kioxia

Disponível apenas no formato 2280 (220 x 80 mm) e encaixe M.2, tem a vantagem de ser compatível com a interface PCIe 4.0 x4, o que permite atingir uns cativantes 5000 MB/s de velocidade sequencial de leitura e 3900 MB/s de escrita, segundo o fabricante. Observando as restantes características técnicas, destacamos o facto de esta unidade com 2 TB ser o SSD com o melhor registo actual de resistência entre todas as gamas da Kioxia, com um TBW (total de byte escritos) de 1200 TB. Isto colocando-a ao nível das unidades empresariais, o que é uma prova da fiabilidade da tecnologia de estrutura de células empilhadas verticalmente dos chips de memória BiCS Flash.

Depois de instalarmos este SSD numa motherboard com chipset AMD B550 e um Ryzen 7 5800X3D, conseguimos explorar à vontade as capacidades deste SSD, tendo o mesmo superado os valores de desempenho anunciados pela Kioxia: 5071 MB/s de velocidade sequencial de leitura, 3966 MB/s na escrita e 3044 pontos no 3DMark Storage Bench. Curiosamente, este foi o valor mais elevado que obtivemos até hoje, superando até os 2821 pontos do Expirem Pro topo de gama.

Falta referir que, entre todas as unidades SSD PCIe 4.0 disponíveis no mercado nacional, este Kioxia Exceria Plus G3 é um dos SSD mais acessíveis: o preço é, inclusive, mais baixo que o da anterior geração (Exceria G2), significativamente mais lenta.


Distribuidor: Kioxia

Preço: €116,90


Ficha Técnica

Capacidade: 2 TB
Ligações: M.2 PCIe 4.0 x4 NVMe
Dimensões: 80 x 22 x 2,6 mm

Avaliação PCGuia
Recomendado 4.5
Medições 3.5
Experiência de Utilização 5
Qualidade/Preço 5
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version