Review – Sony Xperia XZ

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Recentemente testámos o Xperia X, e ficámos algo desiludidos com a combinação, pois apesar de vir com um preço equivalente a um topo de gama, faltava-lhe o look, as funcionalidades e o desempenho de um topo de gama.

Para resolver essa situação, a Sony revelou em Berlim o novo Xperia XZ, o verdadeiro sucessor do anterior Xperia Z5, que irá assumir a posição de modelo topo de gama da nova série Xperia X.
Este modelo mantém o design monolítico da Sony, recorrendo a um corpo metálico composto por uma liga de alumínio japonesa denominada ‘alkaleido’. Volta a estar presente o isolamento contra água e poeiras (certificação IP68), o recurso a componentes de topo no interior, um ecrã maior e de melhor resolução e a melhor câmara que a Sony alguma vez usou num dispositivo móvel.

O novo Xperia XZ recorre ao SoC topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 820 Quad Core (2 x 2,15GHz e 2 x 1,6GHz), traz 3 GB de memoria RAM e 32 GB de espaço para armazenamento, que, como tem vindo a ser habitual, poderá ser expandido através do recurso a um cartão MicroSD até 256 GB. Relativamente ao ecrã, este passa a ter 5,2 polegadas, sendo este capaz de reproduzir imagens em resolução Full HD (1920 x 1080).

Câmara melhorada
Pegando no último ponto referido, este Xperia conta com um novo sensor traseiro de 23 MP que, associados a uma óptica de abertura f/2.0 de 24 mm, capta imagens de elevadíssima qualidade. O software foi ligeiramente melhorado, permitindo assim tirar partido das novidades incluídas, como o sistema de focagem automática híbrida com detecção por fases no sensor e um sensor laser auxiliar para focagem mais precisa de objectos próximos.

Encontra-se igualmente presente um terceiro sensor RGBC-IR que mede o espectro de luz infravermelha presente no local, ajustando de forma mais precisa o equilíbrio dos brancos, o que permite uma captação de cores adequadas à situação.

Apesar de existir um modo manual, que ganhou novas funcionalidades, continua a ser impossível ajustar, sem ser nos menus adicionais, a sensibilidade ISO (suporta até 12 800) de forma rápida e imediata, tornando este modo mais limitado que o oferecido pelo software da câmara dos seus rivais mais directos (Samsung Galaxy S7 e LG G5).

Em contrapartida, a abertura da aplicação e a velocidade de focagem, bem como a velocidade de captação da imagem não têm rival: bastam 0,6 segundos para conseguir captar uma imagem bem focada com as definições devidamente ajustadas à luz ambiente, ideal para conseguir captar qualquer momento. O XZ peca, no entanto, por teimar em não suportar a captação de vídeo em resolução 4K de forma nativa, sendo necessário recorrer às aplicações de câmara adicionais.

Destaque para a gestão de energia deste Xperia XZ, que continua a ser brilhante, pois embora a bateria tenha apenas 2900 mAh, conseguimos quase doze horas de uso contínuo nos testes de bateria.

Antutu PCMark 8 3DMark Ice Storm Bateria
138 511 6753 30 000 700 minutos
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version