Samsung Galaxy S24

A versão-base da nova fornada S24 fica abaixo dos mil euros e condensa funcionalidades do topo de gama Ultra (que testámos anteriormente), entre estas, os tão apetecíveis recursos de IA.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min
4
Avaliação PCGuia
Site da Samsung

Não é preciso procurar muito para encontrar um smartphone (mesmo de gama média) que já traga várias ferramentas de IA. Verdade seja dita, a Google deu aqui um grande impulso, há já alguns anos, a incluir no Android apps como o Lens e o próprio Assistente, que acabaram por dar o “pontapé de saída” para aquilo a que assistimos hoje: reconhecer objectos com um toque do dedo (um, neste caso, ao fazer um círculo numa imagem – Circle to Search), apagar coisas de uma imagem e até mesmo tradução em tempo real, para mantermos uma conversa com alguém, por mensagem. Em concreto, no Galaxy S24, tudo isto está reunido numa opção do menu das definições, a ‘Inteligência avançada’. Aqui, podemos ainda escolher se queremos que tudo seja feito apenas no smartphone ou com a ajuda dos servidores da Samsung. A marca diz que, desta forma, os resultados são «melhores», mas a verdade é que não notámos grandes diferenças entre uma e outra opção.

Nota negativa a Geografia e História
Entre estas ferramentas de IA, há uma que nos entreteve durante algum tempo e onde fizemos várias experiências: a que permite apagar objectos das imagens e preencher esse espaço de forma automática. Não é perfeito, mas com paciência até conseguimos tirar todos os carros de uma rua, com resultados aceitáveis, tendo em conta que o estamos fazer num smartphone.

Para reconhecer algo que esteja numa fotografia, também temos aqui uma ferramenta, mas a IA identificou mal um monumento: em vez do Aqueduto das Águas Livres, a Samsung disse-nos que estávamos a ver a Ponte de Arta, na Grécia. Ou seja, três erros de uma só vez: local, estilo arquitectónico e tipo de construção. Da nossa experiência, as ferramentas da Google que fazem o mesmo, são melhores – por isso, não ficámos muito impressionados com estas capacidades de IA.

Preço sem rival
Isto leva-nos a um ponto importante desta análise: até que ponto é que o S24 é um boa compra, tendo em conta que, no ano passado a Google entrou no mercado nacional com os Pixel 8? O Pro, que também já testámos, junta um Android limpo e fluído a todas as mais recentes funcionalidades de IA, sejam aplicadas a foto ou a texto. Tendo em conta que foi a Vodafone que nos enviou este modelo para teste e que, neste momento, é possível comprá-lo online por 859 euros (um desconto de quase trezentos euros em relação ao PVP original), não é muito difícil concluir que o S24 tem a vida bastante complicada – na mesma operadora, está a 939 euros.


Distribuidor: Samsung

Preço: €939 (Vodafone)


Benchmarks

  • AnTuTu: 1 705 565
  • 3D Mark Wild Life: 15 177
  • GeekBench 6 Single CPU: 2119
  • GeekBench 6 Multi CPU: 6693
  • GeekBench 6 GPU: 14 042
  • PCMark 3.0 Work: 17 998
  • PCMark 3.0 Bateria: 839 minutos

Ficha Técnica

Processador: Exynos 2400
Memória: 8 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmaras: 72 MP (traseiras) + 12 MP (frontal)
Ecrã: LTPO AMOLED 2X, 120 Hz, HDR10+ (1080 x 2340), 416 ppi
Bateria: 4000 mAh
Dimensões: 147 x 70,6 x 7,6 mm
Peso: 167 gr

Avaliação PCGuia
4
Medições 3.2
Experiência de Utilização 4.8
Qualidade/Preço 4
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version