Review – Router Asus RT-AC5300

  Como fã de ‘Senhor dos Anéis’, assim que vi este router com seis antenas gigantes vieram-me à memória imagens de Mordor e da coroa do senhor do mal,...
asus-rt-ac5300

 

Como fã de ‘Senhor dos Anéis’, assim que vi este router com seis antenas gigantes vieram-me à memória imagens de Mordor e da coroa do senhor do mal, Sauron.

Com efeito, este router é algo digno de se ver! É um objecto quadrado, pensado para ser usado na horizontal, com uma grelha de refrigeração enorme na parte de cima. As entradas de rede com fios gigabit, cinco, estão numa das laterais, junto com uma entrada USB 3.0, a entrada de alimentação e o botão para ligar e desligar. Noutra face está uma entrada USB 2.0 e três botões: para ligar os LED do router, WPS e a própria rede Wi-Fi. Noutra face estão os LED. As antenas estão instaladas a toda a volta do router.

ASUS-RT-AC5300-Lig

As ligações do Asus RT-AC5300

A Asus está a vender o RT-AC5300 especialmente para quem quer criar redes sem fios para jogos, assim combina três redes sem fios: uma de 2,4 GHz e duas de 5 GHz. A velocidade máxima que se consegue atingir com este router numa ligação sem fios é de 5334 Mbps, se todos canais forem agregados numa única ligação. Para que a rede sem fios consiga atingir velocidades tão altas, o router dispõe de tecnologia ‘AiRadar Beamforming’ que modela o sinal de rede para chegar nas melhores condições aos dispositivos que mais necessitam. Toda esta artilharia é controlada por um processador a 1,4 GHz que está acompanhado por 512 MB de memória RAM.

No que respeita a funcionalidades, este AC5300 oferece tecnologias muito viradas para os jogos em rede como por exemplo um poderosíssimo sistema de QoS (Quality of Service), que permite ao utilizador definir facilmente as aplicações que têm precedência no que toca ao acesso à largura de banda rede disponível. Por exemplo, pode definir que Call of Duty ou o The Division tenham mais largura de banda disponível em relação a outros programas, como clientes de downloads Bittorrent.

Se ligar um disco externo a qualquer entrada USB pode também servir-se deste router como servidor de ficheiros em rede compatível com a grande maioria dos sistemas operativos disponíveis hoje. Pode também usar uma das entradas USB para ligar uma pen 3G ou 4G e partilhar o acesso à Internet por todos os dispositivos ligados em rede com o router.

A configuração é facilitada através de um assistente que é activado assim que liga o router pela primeira vez e que ajuda os utilizadores a configurar os aspectos mais comuns do router, no entanto há sempre configurações que se têm de fazer à mão para tudo fique a funcionar como deve.

Como este router é todo virado para a velocidade, fui ver quanto é que se consegue em termos de transferência de ficheiros: conseguimos 152 MBps do computador para um disco ligado à porta USB 3.0 e 174 MBps do disco para o computador. Os testes foram realizados nas bandas dos 5 GHz.

Realmente este é um dos routers mais capazes que alguma vez nos passaram pelas mãos, mas os quase 500 euros de preço colocam-no fora do alcance da maioria dos consumidores.

Categorias
PeriféricosReviews

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link