Descomplicómetro – Power Line

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

A tecnologia Power Line serve para ligar dois, ou mais, dispositivos digitais em rede usando a instalação eléctrica. Liga-se uma interface Power Line numa tomada, liga-se o dispositivo que queremos ligar em rede a essa interface através de um cabo de rede normal ou wi-fi consoante o tipo de interface utilizada e depois faz-se o mesmo noutro local da casa. É tão simples como isto.

Ao contrário do que muitos podem pensar, uma forma tecnologia Power Line já é usada desde os anos 20 do século passado pelas empresas de produção e distribuição de energia eléctrica para comunicações de voz, recolha de dados também conhecida por telemetria e controlo remoto de dispositivos da rede eléctrica.

Em 1991 foi ensaiada em Manchester, Inglaterra,  a criação da primeira rede de comunicações digital de alta velocidade através da rede eléctrica.

O grande problema que as primeiras equipas de desenvolvimento tiveram que ultrapassar tinha a ver com o ruído electromagnético na rede eléctrica.

Na sua grande maioria os cabos eléctricos não precisam de isolamento contra sinais electromagnéticos que são emitidos por praticamente todos os dispositivos que se podem ligar à rede eléctrica, o que os transforma em autênticas antenas que apanham todo o tipo de ruído emitido por esses dispositivos.

Em oposição, os cabos de rede tradicionais têm uma malha metálica que envolve os cabos condutores do sinal que serve de blindagem a essas interferências.

O ruído electromagnético faz com que a comunicação digital através dos cabos eléctricos se torne muito lenta ou mesmo impossível.

Por isto, o período entre 1995 e 1997 foi gasto a tentar descobrir formas para solucionar o problema da interferência de ruído electrónico nas redes Power Line de forma a preparar esta tecnologia para chegar ao mercado de consumo.

O problema foi solucionado em parte através da utilização de processadores dedicados que estão sempre a monitorizar a qualidade da ligação e a alterar as frequências usadas na comunicação de forma a minimizar o problema do ruído.

No entanto se tiver uma rede deste tipo, com um dispositivo “barulhento” pelo meio como um frigorífico ou uma máquina de lavar, nunca conseguirá o mesmo desempenho que uma ligação mais “limpa”.

Esquema de uma rede powerline

Os primeiros dispositivos comerciais com tecnologia Power Line conseguiam uma velocidade máxima teórica de 20 Mbps. Neste momento, os dispositivos mais rápidos conseguem uma velocidade teórica de 1,2 Gbps e usam todos os cabos da instalação, neutro, fase e terra, para o conseguir.
[alert variation=”alert-info”]

Standards

No ano 2000 foi fundada a HomePlug Powerline Alliance, uma entidade composta por vários fabricantes de dispositivos que usam esta tecnologia com o objectivo de criar um standard que permita a comunicação entre dispositivos de marcas diferentes. O primeiro standard foi definido em 2001 e em 2005 foi definido o HomePlug AV que permitia velocidades até 200 Mbits/s.

Em 2007 foi publicado standard HomePlug Command and Control que serve, como o nome indica, para controlar dispositivos à distância.

O último standard foi definido em 2010 e chama-se HomePlug Green PHY e tem como objectivo definir métodos de poupança de energia em todos os dispositivos Power Line.[/alert]

No presente as redes power line são usadas em dois cenários típicos:

Aumentar o alcance de redes sem fios. O sinal das redes wi-fi não lida muito bem com cantos e paredes grossas. Por isso, mesmo que a casa seja pequena há fortes hipóteses da rede não chegar a todo o lado. Por isso, usa-se uma interface power line que é ligada com um cabo ao router de internet, que depois enviam o sinal através da instalação eléctrica para outra interface que está instalada num sítio da casa onde o wi-fi não chegue.

Construir uma rede entre dois dispositivos que longe um do outro. Neste caso por exemplo se a casa tiver dois andares, ou quiser levar rede para um anexo da casa. Ligam-se uma interface junto ao router e a outra no sítio para onde quer levar a rede.

[alert variation=”alert-warning”]As redes power line não funcionam com réguas de tomadas com estabilizador de corrente porque o estabilizador absorve o sinal de dados.[/alert]

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version