DicasNotícias

Transforme o PC numa estação meteorológica



É daqueles que costuma ver sempre o tempo do dia a seguir? Então fique a saber que o seu computador pode fazer mais que ver se vai fazer sol ou chuva. Aqui fica uma selecção das melhores ferramentas para fazer previsões meteorológicas e até mesmo contribuir para a comunidade científica.

Portugal não se pode queixar do tempo que tem. É o país com mais horas de exposição solar e a maior parte das regiões tem um clima ameno durante todo o ano. Mas é claro que o São Pedro não deixa de nos pregar algumas partidas, como vimos no início de Abril, onde a uma semana cheia de sol e calor se seguiram dias de chuva e temperaturas mais baixas.

É para prever este tipo de percalços que muita gente não dispensa ver o tempo no smartphone para o dia a seguir. Mas no computador as possibilidades ultrapassam o “ver-se-vai-fazer-chuva-ou-sol” – há uma série de aplicações e programas que permitem analisar o tempo em… tempo real ou ver dados históricos sobre o clima em todo o mundo.

Se for mais longe (ou se tiver paciência), vai ainda poder identificar padrões climáticos. Alguns destes programas convidam-no ainda a introduzir informação sobre o tempo e contribuir, assim, para a comunidade científica que se interessa pela meteorologia.

Sat24

Em vez de estar à espera do boletim meteorológico no fim do telejornal ou ver qual das apps ou sites de meteorologia é o mais fiável, há aqui uma oportunidade para revelar o Anthímio de Azevedo (paz à sua alma) que há em si.

Sky24

Vamos começar pelo Sat24, um site onde é possível ver imagens em time-lapse do tempo sobre Portugal e o resto da Europa (clique no menu dropdown do lado esquerdo e escolha Portugal & Spain), num determinado período de tempo – por defeito são as últimas duas horas.

No Sat24 é possível ver bancos de nuvens, percepitação e trovoada.
No canto inferior direito, clique no ícone das rodas dentadas para fazer aparecer o pequeno menu ‘Display’. Aqui pode determinar a sua localização em ‘Set up my location’, para ver o tempo numa região mais específica.

 

Earth

Também online, a plataforma Earth é mais um espectáculo gráfico que uma ferramenta pura de previsão meteorológica. Este globo interactivo mostra apenas as correntes de vento que existem no planeta, mas fá-lo de uma forma tão bela que parece estarmos numa estação meteorológica futurista.

Earth

Além de podermos ver as correntes de vento que vêm na nossa direcção, o Earth dá-nos ainda a ideia de como todas elas estão ligadas. Para ver isto em todo o mundo basta arrastar o globo com o rato; para fazer zoom, o método é o tradicional: usar a roda de scroll do rato.

Ao clicar no nome ‘earth’, vai ter acesso a uma série de opções, como uma para ver apenas os ventos sobre o oceano ou apenas as marés, com a respectiva indicação de temperatura com recurso a uma escala de cores. Se for mais exigente, pode mudar o tipo de projecção do globo: tem oito modos à escolha.

 

Climate Prediction + BOINC

O projecto Climate Prediction (climateprediction.net), da Universidade de Oxford, no Reino Unido, usa o poder de processamento dos computadores pessoais para fazer previsões meteorológicas. Esta iniciativa corre sobre um conceito chamado ‘computação partilhada’, onde cada um pode disponibilizar o seu PC para ajudar em diversas pesquisas científicas. Uma das mais conhecidas é a SETI at Home, que procura constantemente por sinais extraterrestres e que se baseia em milhares de PC espalhados pelo mundo.

Climate Prediction

A ideia é reunir uma série de voluntários que disponibilizem o computador para fazer cálculos matemáticos complexos e distribuir, assim, o trabalho por todos, em vez de estar apenas uma máquina com esse trabalho.

Para participar no Climate Prediction vai ter de fazer o download do programa que o vai ligar a este projecto de computação partilhada, o BOINC (Berkley Open Infrastructure for Network Computing) no site boinc.berkeley.edu.

Depois de instalar o BOINC (apenas em sistemas operativos Windows de 64-bit) pode ligar-se não só ao projecto Climate Prediction como a outras causas científicas, ao partilhar uma pequena percentagem do poder de processamento do PC – não se assuste, pois o impacto no desempenho do computador é quase nulo.

Para garantir melhores resultados, os seus criadores recomendam a instalação numa partição específica ou numa máquina virtual, como a VirtualBox, disponível para download no site do BOINC.
 Antes de começar a usar esta plataforma vai ter de escolher o projecto de uma lista: o Climate Prediction é logo o quarto a aparecer.

BOINC

Escolha-o e clique em ‘Próximo’, para fazer a ligação ao servidor e crie uma conta. Para ir acompanhando o desempenho do BOINC, entre em ‘Visualizar’ e depois em ‘Vista Avançada’; seleccione o separador das ‘Tarefas’. Além de poder ver todos os projectos onde está inscrito, o BOINC mostra ainda os cálculos feitos pelo PC num globo terrestre. Para ver isto, seleccione climateprediction.net e depois clique em ‘Mostrar Gráficos’ – pode inclusive colocar este globo como screen saver do PC, ao escolher ‘BOINC’ da lista de ‘Protecção de Ecrã’ do Windows (‘Painel de Controlo’ > ‘Aspeto e Personalização’ > ‘Personalização’).

 

IPMA

Em Portugal, o organismo oficial que faz as previsões e registos meteorológicos oficiais é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O site ipma.pt tem várias opções para ficarmos a conhecer melhor o perfil meteorológico do País e tem uma base de dados sobre o clima desde 2003, com mapas de Portugal que mostram a temperatura ao longo dos doze meses do ano e a precipitação registada. Pode ver estes dados no menu ‘Clima’, na opção ‘Acompanhamento do clima’. Na área ‘Tempo’ está toda a informação sobre a meteorologia nacional, com previsões que podem chegar aos 10 dias, imagens de satélite em tempo real e até uma área onde podemos dar o nosso testemunho sobre um fenómeno meteorológico que tenhamos presenciado.

IPMA

O site tem ainda vídeos sobre o tema do clima e mostra o mapa de Portugal na homepage onde podemos ligar vários filtros climáticos como a radiação ultravioleta, o modo de radar ou satélite. 
O site é muito completo e está cheio de informação específica sobre sismos, pescas, e aeronáutica para os interessados nestas actividades terem dados úteis e práticos. Se se interessa por clima, seja um curioso ou um profissional, o IPMA deve estar na sua lista de favoritos do browser. Pode ainda acompanhar a meteorologia nacional veiculada por este instituto nas apps disponíveis para iOS e Android.

Global Climate Monitor

Para uma perspectiva mais global sobre a evolução do clima, pode visitar o site globalclimatemonitor.org. Aqui é possível ver num mapa as temperaturas médias mensais e o nível de precipitação em qualquer parte do planeta Terra desde 1901.

Global Climate Monitor

A interface baseia-se, como é costume em plataformas deste género, em cores que representam os dados meteorológicos. Por exemplo, a temperatura está feita numa escala que vai desde o azul ao vermelho, sendo possível observar que zonas do globo arrefeceram ou aqueceram nos últimos cem anos. Este site é um bom recurso para usar em trabalhos escolares ou universitários de Geografia.

Weather Underground Webcams

Ver como está o tempo nas Maldivas enquanto Portugal está debaixo de nuvens negras e chuva pode ser uma autêntica tortura. Mas o Verão está à porta, por isso não vai tardar muito até que seja você a rir-se do tempo que faz em Londres quando estiver na praia de papo para o ar.

Para isso, o site a visitar é o Wunderground.com, onde estão disponíveis mais de vinte mil webcams, cujas imagens podem ser vistas de forma gratuita. Portugal está bem representado neste site, com 175 câmaras espalhadas pelo território continental e pelos arquipélagos da Madeira e Açores. Algumas câmaras emitem apenas fotografias, que são actualizadas a cada 15 minutos, há time-lapse, mas claro que vamos encontrar vídeos em directo de algumas localizações.

Praias portuguesas em directo

Antes de carregar o carro com as toalhas, geladeiras, chapéus de sol insufláveis e derivados, pode ver o estado do tempo em várias praias portuguesas, assim como informações da temperatura da água, intensidade e direcção do vento ou informação sobre as marés.

O praiaemdirecto.com, da fundação Vodafone, dá-nos dados sobre quase cem praias, mas apenas em território continental, com informação complementar sobre a intensidade dos raios UV e a pressão atmosférica. Contudo não conta com imagens em directo das mesmas.

Vodafone Praias

Especialmente para surfistas e pescadores, um dos melhores sites disponíveis não só em Portugal, como no resto do Mundo, é o Windguru. Aqui é possível ver todos os dados possíveis e imagináveis sobre o estado do vento durante um dia.

Windguru

Para a PCGUIA, o melhor site nacional com todas estas informações e ainda com vídeos em directo das melhores praias do País é o Beachcam, do Sapo. Apesar de muito virado para o surf, com muitas informações sobre o tipo de ondulação, qualquer pessoa o pode consultar e ver em directo a situação de 18 praias nacionais (uma delas na Madeira).

Beachcam

O design da interface é excelente e a informação aparece de forma muito clara e objectiva, incluindo as horas do nascer e do pôr-do-sol, a altura das ondas e a velocidade do vento. O menu vertical à direita dá ainda acesso a reports mais completos das praias, notícias e vídeos de surf.

 

[alert variation=”alert-info”]Com os sensores e módulos de GPS instalados, os smartphones e os tablets são dispositivos muito bons para ter apps de meteorologia instaladas. Alguns terminais, como o novo Galaxy S6, o Nexus 6, o Galaxy Note 4, o LG G4 ou HTC One M9 até trazem barómetros para que a leitura dos dados meteorológicos seja mais precisa e completa. Para completar o “ramalhete”, aqui ficam duas apps que podem transformar o seu terminal numa mini estação meteorológica:[/alert]

 

WeatherSignal

WeatherSignal

Esta app gratuita identifica as condições meteorológicas do local onde está e envia-as para uma mapa onde estão as contribuições dadas por outros utilizadores. Fica com um barómetro pessoal que consegue identificar o tempo e ainda contribui com informação para uma comunidade de cientistas “mobile”.

 

Programador: OpenSignal

WeatherGeek Pro 2

WeatherGeek Pro 2

Se quiser informação mais detalhada sobre o tempo, como ver as correntes de vento, altas e baixas pressões e níveis de humidade, vale a pena gastar 2,99 euros nesta app (apenas disponível para iOS).

A WeatherGeek Pro 2 usa os mesmos algoritmos usados pelos profissionais, incluindo os modelos do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts. Nesta app pode desenhar ou escrever notas sobre os mapas que têm uma qualidade excelente no ecrã Retina do iPad.

WetaherGeek Pro 2

Instalar App iOS

Programador: Hurricane Baby

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×