Abra e repare ficheiros corrompidos

Por: Marcia Campana
Tempo de leitura: 9 min

Qualquer pessoa que tenha um computador experienciou a certa altura algum tipo de corrupção de dados. Esta pode manifestar-se como linhas de cor ilegíveis que arruínam uma das suas fotografias preferidas, um ficheiro de vídeo que perdeu partes ou um documento Word que simplesmente se recusa a abrir. Existem ferramentas que pode descarregar, mesmo dentro do Windows, que podem reparar ficheiros danificados, o que significa que existe esperança.

Porque é que os ficheiros ficam corrompidos?

Alguns tipos de ficheiros, como fotografias, documentos e vídeos são corrompidos por algum motivo. Os ficheiros de computador podem não se desvanecer com o tempo, mas ainda assim, se não tiver cuidado podem ficar danificados.

A razão mais comum para isto acontecer é quando acontece alguma coisa no momento da gravação. Quebras de energia, ou picos na corrente eléctrica quando guarda o ficheiro podem significar que os dados não ficam escritos correctamente. Ou talvez estivesse com tanta pressa para desligar o PC que clicou em ‘Forçar encerramento’, mesmo depois de o Windows o ter avisado de que alguns programas ainda não estavam fechados. Se um documento estava a gravar ou a guardar automaticamente neste momento, então é possível que o tenha corrompido. É uma boa ideia pensar duas vezes antes de clicar em ‘Forçar encerramento’, especialmente se esteve a trabalhar num documento importante.

Isto para não falar dos vírus e malware que podem corromper os seus ficheiros. Apesar de normalmente se agarrarem a arquivos do sistema e tornarem o PC menos seguro, também podem contaminar documentos, fotografias e vídeos.
É óbvio que, provavelmente, não precisamos de o lembrar de que convém ter um antivírus capaz.

Mas é sempre possível resgatar um ficheiro corrompido?

A resposta honesta é “nem sempre”. Quanto mais complexo é o ficheiro mais difícil é de reparar. Então, enquanto as hipóteses de reparar um documento Word são relativamente boas, as probabilidades alongam-se quando se trata de uma fotografia ou ficheiro de imagem, e esticam mais ainda se precisar de corrigir um vídeo.

Vamos mostrar-lhe as ferramentas que oferecem as melhores hipóteses para reparar os seus ficheiros corrompidos, acompanhadas com um pequenino conselho quando as coisas podem ter passado o ponto de recuperação. Mas, se pensou que o seu ficheiro corrupto era uma causa perdida, então continue a ler, pois pode existir uma maneira de o salvar.

Ficheiros que não consegue abrir e documentos que não consegue ler

[section label=”Ficheiros que não consegue abrir e documentos que não consegue ler” anchor=”Ficheiros que não consegue abrir e documentos que não consegue ler”]

Normalmente, sempre que tenta abrir um ficheiro corrompido no Microsoft Office, verá uma mensagem de erro «[Nome do programa do Office] was unable to read this document. It may be corrupt» («Ocorreu um erro no Word ao tentar abrir o ficheiro.»).

Primeiro que tudo, corra a ferramenta Windows CheckDisk, que vai analisar o sistema em busca de ficheiros corrompidos. Pode ser por esta razão que o seu documento não abre, em vez de existirem danos reais no ficheiro. Clique em ‘Start’, escreva «chkdsk» e pressione Enter. Deixe a análise terminar, depois volte a tentar abrir o ficheiro. Se o problema persistir, então é provável que tenha um ficheiro corrompido.

 

O Microsoft Office inclui algumas ferramentas para reparar documentos corrompidos. Abra o programa que corresponde ao tipo de ficheiro corrompido (Word para um ficheiro DOC, Excel para um XLS e por aí em diante), clique em ‘Ficheiro’ no topo esquerdo da janela, ‘Abrir’, depois clique na seta ao lado do botão ‘Abrir’ na nova janela, e clique em ‘Abrir e Reparar’.

O Office também tem uma opção ‘Recuperar texto de qualquer ficheiro’, que pode recuperar texto (sem formatação e outras características de visualização) de qualquer documento. Abra o Word, clique em ‘Ficheiro’ no canto superior esquerdo, depois ‘Opções’.

Na janela nova clique em ‘Avançadas’, desça na página até à secção ‘Geral’, marque ‘Confirmar a conversão do formato de ficheiro ao abrir’ e depois carregue em ‘OK’. Volte a carregar em ‘Ficheiro’, ‘Abrir’, na nova janela clique em ‘Todos os Documentos do Word’, no canto inferior direito, depois em ‘Recuperar Texto de qualquer ficheiro’.

Finalmente, localize o documento corrompido e clique em ‘Abrir’.

Outro sinal de que o seu ficheiro foi corrompido é quando o texto parece ilegível. Uma solução possível é guardar o documento num formato diferente, que pode não ser dirigido para os problemas que causaram a corrupção do ficheiro original.

Para fazer isto clique em ‘Ficheiro’, ‘Guardar como’, depois no menu dropdown ‘Guardar com o tipo’ escolha um formato diferente do actual (se é um DOC ou DOCX tente guardá-lo como um RTF ou TXT; tente guardar os ficheiros Excel como uma Página Web). Pode fazer isto através de qualquer office suite, como o LibreOffice ou o WPS.

Fotografias e imagens arruinadas

[section label=”Fotografias e imagens arruinadas” anchor=”Fotografias e imagens arruinadas”]

Uma das poucas ferramentas gratuitas que realmente ajuda quando se trata de salvar ficheiros de imagem como JPEG, PNG e BMP (assim como outros tipos de ficheiros) é o Office Recovery. Como a ferramenta está online, não precisa de descarregar nada, mas vai precisar de carregar os ficheiros de imagem que gostava de reparar.

 

Para conseguir uma taxa de sucesso maior do que a oferecida por esta ferramenta, terá de investir algum dinheiro. O Stellar Phoenix JPEG Repair, que custa 35 euros no site, é a ferramenta mais eficaz. Pode experimentar de graça, mas as imagens recuperadas vão ficar com uma marca de água. Mas se ficou satisfeito com os resultados, pode fazer o upgrade para a versão completa, que retira as marcas.

A ferramenta Picture Doctor realiza um trabalho semelhante, mas por 46 euros. Tem uma taxa de sucesso semelhante à do Stellar Phoenix, com a vantagem extra de ser capaz de reparar completamente ficheiros PSD (Photoshop), com todas as informações de layers (camadas) presentes no ficheiro.

 

Apesar de para a maioria das pessoas esta característica ultrapassar as suas necessidades, são muitas as horas de trabalho que se perdem quando um ficheiro PSD se perde. Este factor torna o Picture Doctor a melhor opção para quem leva a sério a edição de imagem.

Ficheiros de vídeo que não tocam correctamente

[section label=”Ficheiros de vídeo que não tocam correctamente” anchor=”Ficheiros de vídeo que não tocam correctamente”]
Os vídeos são um formato difícil de reparar, porque os seus dados estão constantemente a mudar e a ser alterados em cada frame. Por causa disto, reparar ficheiros de vídeo é um tiro no escuro.

Escreva ‘video repair’ no Google e encontrará muitos programas que afirmam ser capazes de ajudar, mas poucos são respeitáveis. O programa Grau GmbH corrige ficheiros MOV e MP4, mas só cinquenta por cento do vídeo é corrigido gratuitamente. Depois de testar para ver se está a funcionar, pode comprar a versão completa por 21 euros.

 

O muito amado VLC Media Player conta com uma ferramenta que consegue corrigir alguns ficheiros AVI corrompidos: se tem algum vídeo neste formato que não funciona, abra-o com o VLC. Caso o ficheiro esteja corrompido verá uma mensagem a avisar desta situação e a perguntar se quer reparar os danos. Mais uma vez, relembramos que não deve esperar milagres no que diz respeito a recuperar vídeos.

Exit mobile version