Símbolos de programação, referências ao Linux e a expressão ‘Hello, World’, associada ao WordPress, são algumas das marcas que distinguem a nova edição limitada do rato MX Master 4. A Logitech anunciou a Developer Edition, uma variante com «alterações visuais dedicadas aos profissionais de desenvolvimento de software», que «mantém as funcionalidades» do modelo-base.
Este rato tem acabamento mate e apresenta anotações de sintaxe gravadas a laser, como ‘//’ e >‘, além de traços de circuitos. A decoração inclui, ainda, referências à cultura da programação e do código aberto, como por exemplo ‘0xFF + 1’, uma alusão ao 256.º dia do ano, em que se assinala o Dia do Programador; e ‘09.17’, associada à data de lançamento da primeira versão do kernel do Linux. A inscrição ‘!04.01’ faz também parte deste conjunto de referências, neste caso relacionada com o Dia Mundial do Backup.
Nas funcionalidades, a Developer Edition mantém o feedback háptico personalizável do MX Master 4. Segundo a Logitech, as vibrações podem «acompanhar acções como percorrer repositórios de código ou alternar entre janelas de terminal».
Já o Actions Ring permite aceder a «macros personalizáveis e a ferramentas, incluindo assistentes de programação com inteligência artificial». A roda de deslocamento MagSpeed, por sua vez, permite percorrer «até mil linhas por segundo e efectuar movimentos de precisão ao píxel».
O Logitech MX Master 4 Developer Edition estará disponível a partir de 27 de Outubro, por 119 euros.
