Trinta anos após a colaboração original que trouxe o primeiro Virtua Fighter para os computadores, a Nvidia e a Sega voltam a unir forças. O anúncio ocorreu num evento em Tóquio, onde as duas empresas confirmaram que o próximo título da icónica série de jogos de luta vai chegar aos portáteis e desktops equipados com a nova plataforma Arm Nvidia RTX Spark.
O regresso de um clássico aos computadores
O novo jogo, intitulado Virtua Fighter Crossroads, será o grande estandarte desta aliança renovada. Segundo o site TechSpot, as novas propostas da Sega vão suportar as mais recentes tecnologias de renderização da fabricante de hardware, incluindo ray tracing e DLSS. Além disso, as ferramentas de inteligência artificial da marca, como o Reflex e o G-Assist, também estarão integradas nos futuros lançamentos.
Rumores e o desafio da arquitectura Arm
Embora as empresas não tenham divulgado a lista completa de jogos a receber este tratamento, a especulação online sugere que títulos muito aguardados podem estar na calha. Entre os possíveis candidatos estão:
A sequela do aclamado jogo de terror espacial da Creative Assembly, Alien Isolation 2, que poderá tirar partido das novas tecnologias de iluminação e inteligência artificial para criar uma atmosfera ainda mais imersiva.
O futuro Total War Warhammer 40,000, prometendo batalhas épicas e complexas totalmente optimizadas para tirar o máximo rendimento da nova arquitectura.
Os próximos capítulos das populares sagas Yakuza e Persona, que poderão receber versões nativas para o Windows em Arm, garantindo uma experiência fluida sem perdas de desempenho.
A grande questão em torno do RTX Spark prende-se com o desempenho em videojogos, uma vez que os processadores Arm exigem normalmente uma camada de tradução para executar títulos do Windows. Contudo, esta parceria sugere que a Sega poderá estar a preparar versões nativas para a arquitectura Arm, o que permitiria extrair o verdadeiro potencial do novo hardware.
Uma dívida de gratidão de cinco milhões de dólares
O evento em Akihabara, Tóquio, serviu também para recordar a história partilhada entre as duas gigantes. Jensen Huang, diretor executivo da Nvidia, partilhou o palco com veteranos da Sega, incluindo o criador Yu Suzuki e o antigo presidente Shoichiro Irimajiri. Durante a apresentação, Huang recordou como Irimajiri ajudou a salvar a sua empresa da falência na década de 1990.
Na altura, a Sega tinha encomendado um processador gráfico para a consola Dreamcast, mas acabou por cancelar o projecto por considerar a tecnologia desactualizada. Ainda assim, Irimajiri decidiu pagar os cinco milhões de dólares do contrato sob a forma de investimento em capital na Nvidia. Esta injecção de dinheiro manteve a empresa a funcionar e permitiu o desenvolvimento das bem-sucedidas placas Riva 128 e GeForce 256.
Quando a fabricante de hardware entrou na bolsa em 1999, a Sega vendeu as suas acções por quinze milhões de dólares. Se tivesse mantido a sua participação, o valor actual rondaria as centenas de milhares de milhões de dólares.
