A Google prepara-se para lançar o Android 17 este ano, e talvez se pergunte como preparar o seu telemóvel. Ou talvez o seu telemóvel ou tablet Android lhe pareça lento e precise de uma afinação antes mesmo de pensar na instalação da próxima versão principal.
Um local simples para começar é a limpeza da cache, que pode libertar armazenamento e ajudar a resolver pequenos problemas de desempenho.
Com o tempo, os dados em cache podem acumular-se, tornar-se obsoletos ou, ocasionalmente, ficar corrompidos. Reiniciar o telemóvel pode ajudar, mas uma limpeza de cache direccionada é a forma mais rápida de resolver lentidões e comportamentos estranhos de aplicações sem actualizar o hardware. Neste guia, vamos mostrar-lhe como limpar dados em cache no Android.
Como limpar a cache em aplicações Android
Precisa de: Qualquer dispositivo Android. Os passos podem variar ligeiramente consoante o fabricante e a versão do Android, mas o processo geral é consistente na maioria dos telemóveis mais recentes.
1. Veja todas as aplicações no seu dispositivo Android
No Android, a cache deve ser limpa aplicação a aplicação. Embora isto possa ser entediante, ajuda a evitar a perda acidental de dados e problemas de desempenho mais sérios. Para descobrir quais as aplicações que ocupam mais espaço e limpar a sua cache, abra as ‘Definições’, aceda a ‘Armazenamento’ e toque em ‘Aplicações’. (Se não vir Aplicações, utilize a barra de pesquisa nas Definições para as encontrar.)
2. Limpar a cache de aplicações individuais
Agora, basta tocar numa aplicação que instalou e seleccionar ‘Limpar cache’. Recomendo que evite aplicações de sistema como o Google Play Services, e não toque em ‘Limpar armazenamento’ a menos que pretenda repor totalmente a aplicação e apagar todos os seus dados.
3. Repetir para outras aplicações
Repita este processo para quaisquer aplicações que utilizem muito espaço.
Comece com aplicações pesadas em dados, como redes sociais ou serviços de streaming. Pode ver quanto armazenamento cada aplicação utiliza na lista por baixo do nome.
4. Bónus: Limpar dados em cache no Chrome
Pode limpar a cache do Chrome através dos passos 1 a 3 acima, mas o navegador móvel da Google também inclui ferramentas integradas para remover dados de navegação, como imagens e ficheiros em cache.
- Abra o Chrome, toque no menu de três pontos e seleccione ‘Eliminar dados de navegação’.
- Toque em ‘Mais opções’.
- Confirme o intervalo de tempo e seleccione os dados que pretende remover.
- Para a maioria das pessoas, “Imagens e ficheiros em cache” é suficiente.
- Quando estiver pronto, toque em Eliminar dados.
Se optar por eliminar “cookies e dados de sites”, a sua sessão será encerrada na maioria dos sites. Eliminar o “histórico de navegação” apenas remove a lista de sites que visitou. Não recomendo a eliminação de palavras-passe guardadas ou dados de preenchimento automático.
O que é a cache?
Pense na cache como ficheiros temporários, como imagens, scripts e outros recursos, que ajudam as aplicações e os sites a carregar mais depressa. Limpar a cache remove esses ficheiros temporários do dispositivo sem afectar as definições pessoais das aplicações ou as tuas credenciais de início de sessão.
Por exemplo, na aplicação do Facebook, os dados em cache podem incluir fotos de perfil, fotografias e vídeos guardados. Limpar a cache da aplicação remove esses ficheiros temporários do dispositivo, mas não termina a sessão.
Limpar a cache apaga os dados da minha aplicação?
Não. Limpar a cache apenas remove ficheiros temporários. As tuas contas, definições e dados da aplicação permanecem intactos.
Limpar a cache torna o meu dispositivo mais rápido?
Sim. Liberta espaço de armazenamento e remove ficheiros potencialmente corrompidos ou desactualizados, o que pode resolver lentidões e falhas no sistema.
Com que frequência devo limpar a cache?
Sempre que notar que o seu dispositivo Android está a ficar lento. Para a maioria dos utilizadores, fazê-lo de poucos em poucos meses é suficiente.
Quais as aplicações que têm opções integradas para limpar a cache?
Além do Chrome, muitas aplicações permitem limpar a cache dentro das próprias definições.
Por exemplo, a aplicação de Google inclui controlos para limpar a cache. Até o Snapchat tem um botão para limpar a cache, para que possa libertar armazenamento e corrigir problemas. Vale a pena verificar as definições das aplicações que usa com mais frequência para ver que ferramentas de limpeza de cache oferecem.