Depois de a Valve ter anunciado que vai adiar o anúncio da data de lançamento da Steam Machine por falta de memórias RAM e armazenamento, é a Nvidia que evoca a mesma razão para “travar” a série Super das placas gráficas RTX 50. Estes modelos deviam ter sido lançados na CES deste ano, mas isso não aconteceu.
Segundo o The Information, a decisão foi tomada em Dezembro, quando gestores da marca optaram por não avançar com o lançamento das novas placas gráficas para jogos, devido à actual escassez de memória RAM. O mesmo site garante ainda que a Nvidia está a «reduzir a produção da actual linha RTX 50».
O adiamento das RTX 50 Super pode deixar a marca “orfã” de novas placas gráficas para jogos em 2026 e ter impacto na estratégia dos futuros lançamentos da Nvidia. A série RTX 60, cuja produção estava originalmente prevista para o final de 2027, poderá “derrapar” «para 2028 ou, até, 2029 , caso as restrições de componentes se mantenham».
Embora o The Information admita que a Nvidia possa «acelerar o calendário dos seus próximos lançamentos para gaming», o adiamento provocado pela falta de componentes pode ser mesmo o cenário mais provável.