Portugal vai marcar presença na Web Summit Qatar, que decorre em Doha até 4 de Fevereiro, com uma delegação de 23 startups apoiadas pela Startup Portugal e pela Unicorn Factory Lisboa. Deste conjunto, cinco empresas participam ao abrigo do programa Business Abroad, iniciativa que «promove a presença de startups nacionais em grandes eventos internacionais de tecnologia e inovação».
A participação portuguesa é vista como um «passo estratégico num dos ecossistemas globais mais relevantes em capital, tecnologia e expansão internacional». As empresas seleccionadas pelo programa Business Abroad já captaram «cerca de 13,5 milhões de euros em investimento e empregam mais de cem pessoas», lembra a Startup Portugal.
A delegação portuguesa destaca-se pela presença de empresas nas áreas de healthtech & wellness, inteligência artificial e machine learning: Complear, Criamknowledge, sheerME, Minve e iTRecruiter estão entre startups que marcam presença na Web Summit Qatar.
«O Médio Oriente é uma região importante para a internacionalização das nossas startups», sublinha Alexandre Santos, presidente da Startup Portugal, que caracteriza a Web Summit Qatar como uma «porta de entrada qualificada» para o este mercado.