- Desligar o “Ecrã sempre ligado” (Always-on display)
- Activar a ‘Bateria Adaptável’
- Activar a Poupança de Bateria
- Mudar para o modo escuro
- Ajustar o brilho do ecrã e o tempo de suspensão
- Remover contas não utilizadas
- Desligar sons e vibração do teclado
- Reduzir as notificações
- Desligar a detecção de “Hey Google”
- Reduzir a taxa de actualização do ecrã
- Desligar funcionalidades sem fios não utilizadas
- Utilizar o modo de baixo consumo
A autonomia continua a ser o “calcanhar de Aquiles” de muitos smartphones modernos. Apesar do aumento da capacidade física das células de iões de lítio e da eficiência dos processadores de última geração, a complexidade dos sistemas operativos e a exigência das aplicações em segundo plano podem drenar a energia de um dispositivo antes do final do dia. Para um utilizador avançado, a gestão de energia não deve ser deixada ao acaso ou apenas às configurações de fábrica.
Neste guia, mostramos-lhe 12 configurações fundamentais do ecossistema Android que, quando devidamente ajustadas, podem prolongar significativamente a vida útil da bateria por ciclo de carga, sem comprometer drasticamente a experiência de utilização.
Desligar o “Ecrã sempre ligado” (Always-on display)
Um dos maiores consumidores de bateria em qualquer smartphone é o ecrã sempre ligado. As empresas dizem regularmente que esta definição apenas gasta cerca de 1% a 2% por hora, mas sejamos honestos: é quase sempre muito mais. Pode ser agradável olhar para o telemóvel em cima da mesa para ver as horas, mas provavelmente não vale a pena sacrificar a bateria.
Como fazer: Abra as Definições e procure a secção Ecrã e toque e depois Ecrã de bloqueio. Provavelmente encontrará esta opção na lista principal ou em “Ecrã”. A partir daí, localize a opção “mostrar sempre informações” ou um interruptor para activar o ‘Ecrã sempre ligado’. Desligue a opção e verifique se o ecrã fica completamente preto quando bloqueia o telemóvel.
Activar a ‘Bateria Adaptável’
Existe uma funcionalidade útil incorporada no Android chamada ‘Bateria Adaptável’. Esta gere automaticamente o desempenho e a eficiência do telemóvel em segundo plano para prolongar a bateria. Por exemplo, quando não precisa de performance máxima para algo simples como ler e-mails, o sistema abranda os processos para poupar energia.
Como fazer: Aceda a Definições > Bateria > Poupança de bateria e verifique se a “Bateria adaptável” está activada.
Activar a Poupança de Bateria
Este modo faz alterações abrangentes no software, como limitar efeitos visuais, restringir aplicações em segundo plano e activar o modo escuro. Os telemóveis Pixel vão mais longe com a “Poupança de Bateria Extrema”, que pausa a maioria das apps. É recomendável usar esta última apenas quando for estritamente necessário (bateria abaixo dos 10%).
Como fazer: Nos Pixel, aceda a Definições > Bateria > Usar Poupança de bateria. Nos Samsung (Galaxy), vá a Definições > Assistência do aparelho e bateria > Bateria e ative a Poupança de energia.
Mudar para o modo escuro
Muitos Android modernos usam ecrãs OLED, onde os píxeis se desligam completamente quando mostram a cor preta. Ao mudar para o tema escuro, os píxeis estarão apagados ou mais fracos com mais frequência, poupando energia.
Como fazer: Aceda a Definições > Ecrã e toque. Lá encontrará a opção para alternar entre o tema claro e escuro. Recomendo manter o modo escuro sempre ligado.
Ajustar o brilho do ecrã e o tempo de suspensão
Reduzir o brilho é um conselho clássico, mas eficaz. Além disso, encurtar o tempo que o ecrã demora a desligar-se (suspensão) evita gastos desnecessários quando pousa o telemóvel sem o bloquear.
Como fazer: Deslize para baixo a partir do topo para aceder às definições rápidas e arraste o cursor do brilho para a esquerda. Para o tempo de suspensão, vá a Definições > Ecrã e toque e altere o ‘Tempo limite do ecrã’ para menos de um minuto.
Remover contas não utilizadas
Se tiver contas de e-mail ou redes sociais antigas configuradas, elas continuam a sincronizar e a gastar bateria em segundo plano.
Como fazer: Aceda a Definições > Palavras-passe/chaves de acesso e contas (ou “Contas e cópia de segurança” na Samsung). Toque na conta que já não usa e seleccione “Remover conta”.
Desligar sons e vibração do teclado
Cada clique ruidoso ou vibração ao escrever consome uma pequena quantidade de energia. Multiplicado por milhares de caracteres por dia, o impacto é real.
Como fazer: Aceda a Definições > Som e vibração > Vibração e funcionalidade tátil. Em Resposta interactivo desligue a opção ‘Vibração do teclado’.
Reduzir as notificações
As notificações obrigam o telemóvel a “acordar”, a ligar o ecrã e a processar dados constantemente.
Como fazer: Aceda a Definições > Notificações > Notificações de apps e desligue os interruptores das apps que não são prioritárias.
Desligar a detecção de “Hey Google”
Se o telemóvel estiver constantemente a ouvir à espera do comando de voz, o microfone e o processador estão a gastar energia continuamente.
Como fazer: Abra a app Google, toque na sua foto de perfil > Definições > Assistente Google > Hey Google e Voice Match e desligue a opção.
Reduzir a taxa de actualização do ecrã
Ecrãs de 90 Hz ou 120 Hz tornam tudo mais fluido, mas consomem muito mais energia. Mudar para os 60 Hz padrão é uma das formas mais eficazes de ganhar autonomia.
Como fazer: Aceda a Definições > Ecrã e toque, depois em “Smooth Display” (Pixel) e desligue.
Desligar funcionalidades sem fios não utilizadas
Se não estiver a usar o Bluetooth ou se estiver num local sem Wi-Fi, desligar estas antenas pode ajudar, embora o impacto seja menor do que noutras definições.
Como fazer: Use o menu de definições rápidas (deslizando do topo do ecrã) para desligar o Wi-Fi, Bluetooth ou Localização (GPS) quando não precisar deles.
Utilizar o modo de baixo consumo
Este é o “botão de pânico” que combina várias das medidas acima (reduz brilho, limita apps em segundo plano e a taxa de atualização) para manter o telemóvel vivo em situações críticas.
Como fazer: Deslize para baixo duas vezes a partir do topo e toque no ícone da bateria (normalmente com um sinal “+”).