Depois de Apple e Google terem oficializado uma parceria para levar o Gemini ao iOS, chega agora mais um dado sobre esta aliança: este projecto já tem nome de código, o ‘Campos’. A estreia deve acontecer já com o iOS 27, que deve ser apresentado durante o WWDC 26.
A ideia, como já se sabia, passa por integrar a nova Siri de forma mais profunda no iOS, iPadOS e macOS, e prepará-la para uma interacção por voz e texto, assim como ligação directa a aplicações centrais do ecossistema, como o Fotos, o Mail, a Música e as Mensagens, entre outras.
A expectativa é que esta evolução permita ao assistente actuar de forma mais útil e contextual, com acesso a funções do sistema e a tarefas de produtividade, algo que falhou com a Apple Intelligence. O Campos será, assim, um reboot completo da Siri e não apenas uma actualização visual.
Contudo, o novo assistente deverá manter o comando de activação ‘Hey, Siri’ e o acesso através do botão lateral, mas poderá trocar a interface antiga baseada em cartões por um formato de conversa contínua, com capacidade para perceber contextos, responder a perguntas como se estivesse a conversar e lidar com prompts mais longos. No fundo, isto é o que já acontece, por exemplo, com a app mobile do ChatGPT.