A EDP lançou uma nova aplicação para clientes residenciais onde é possível fazer a «gestão integrada da energia da família», desde os consumos em casa, aos automóveis eléctricos, passando pela produção solar. A promessa da empresa passa por dar «mais controlo» aos clientes, assim como proporcionar uma leitura «mais clara dos dados».
Esta nova app tem ainda como objectivo oferecer ferramentas «para ajudar os clientes a poupar energia. Para isso, este novo recurso da EDP recorre a «analítica avançada para transformar consumos em informação compreensível, com alertas e recomendações personalizadas».
Um dos pontos centrais da app é a capacidade de «reunir toda a relação do cliente com a EDP na mesma interface». Assim, é possível ver e pagar facturas, comunicar leituras, alterar tarifários e dados do contrato, aceder a benefícios da EDP e de parceiros e gerir todos os contratos associados, seja de electricidade, gás natural, mobilidade eléctrica, solar ou serviços adicionais.
Para quem já tem painéis solares, a app permite «acompanhar, em tempo real, a energia renovável que está a ser produzida e consumida». No caso de quem carregue veículos eléctricos em casa, a plataforma passa também a «concentrar a gestão dos carregamentos, ligando o consumo do automóvel à lógica global de optimização da casa».
Outro pilar é a análise «detalhada dos consumos ao longo do tempo, com visualizações por hora, dia ou mês». Noutra vertente, a app envia ainda alertas quando «detecta consumos significativamente acima do habitual», sendo que a EDP diz usar «inteligência e analítica avançada para estimar como se distribui o consumo pelas diferentes áreas da casa, identificando onde pode existir maior potencial de poupança».
Como acontece com várias apps com objectivos semelhantes, a da EDP também tem um assistente digital, neste caso o Eddy, que nos dá «dicas personalizadas e que evoluem ao longo do tempo, à medida que a aplicação aprende mais sobre os hábitos e o perfil de consumo de cada família», conclui a empresa.