A Klarna, um serviço de pagamentos online que permite fazer compras a prestações com aprovação imediata (segue o conceito ‘buy now, pay later’ – ‘compre agora, pague depois’), passou a ter uma das principais funcionalidades do MB Way: a transferência de dinheiro entre utilizadores.
Desta forma, será possível «dividir contas, acertar despesas ou fazer pequenos pagamentos apenas com um número de telefone, endereço de e-mail, código QR ou um contacto guardado». O processo é simples, explica a empresa: o utilizador «escolhe o destinatário, confirma o montante e a Klarna trata do resto, com verificações de fraude e elegibilidade antes de concluir a transferência».
Numa primeira fase, os pagamentos funcionam apenas entre utilizadores da própria plataforma, mas a empresa admite a expansão para «transferências para não clientes e para pagamentos internacionais». Este movimento aproxima, assim, a Klarna de um modelo de utilização muito semelhante ao do MB Way e é mais um passo para que a marca se afirme como «banco digital».
A diferença está na proposta de valor: enquanto o MB Way está integrado no ecossistema bancário nacional, a Klarna aposta numa experiência centralizada, internacional (se bem que o MB Way também já tem ligações a serviços de outros países).
Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido são os mercados de estreia desta funcionalidade.