Todas as gigantes tecnológicas têm assistentes de IA e a Amazon não foge a esta realidade: a empresa liderada por Jeff Bezos disponibiliza uma versão mais “inteligente” da Alexa, a Alexa Plus, e é precisamente este chatbot que está no centro de uma polémica, nos EUA
Vários subscritores da comunidade r/alexa no Reddit começaram a notar, nas últimas semanas, que os seus dispositivos passaram automaticamente para o Alexa Plus.
Esta mudança acontece sem que haja um pedido dos clientes Prime, embora a Amazon permita voltar atrás: de acordo com a empresa, depois de a actualização ser instalada. Basta dizer ‘Alexa, sair do Alexa Plus’ para recuperar a versão clássica do assistente. O problema é que esta mudança automática está a ser alvo de muitas críticas.
No Reddit, há quem se queixe da «nova voz e do tom» da Alexa Plus, enquanto outros apontam «tempos de resposta mais lentos» em comparação com a versão anterior. Neste fórum, há, ainda, posts que dão conta de uma pressão comercial mais intensa.
Alguns utilizadores dizem ter sido confrontados com um «volume elevado de anúncios» a promover a Alexa Plus; haverá mesmo um caso em que, após desactivar a nova versão, a Alexa passou a «mostrar publicidade de forma persistente» até o serviço ser reactivado.
Em Portugal, os subscritores do Amazon Prime estão a salvo desta imposição do Alexa Plus (pelo menos, para já), devido a um motivo muito simples: este assistente de IA não está disponível por cá.