A Fujifilm vai alargar a oferta de máquinas instantâneas híbridas com a Instax Mini Evo Cinema, um modelo que faz da gravação de vídeo o seu principal foco. Assim, além da fotografia, esta câmara permite captar clips até quinze segundos e distingue-se pelo design vertical.
O design deste modelo foi inspirado na Fujica Single-8, uma câmara que usava filme 8 mm, lançada pela marca em 1965. Quase sessenta anos depois, chega, então, a Instax Mini Evo Cinema, que chega às lojas a 30 de Janeiro – contudo, numa fase inicial, estará apenas à venda no Japão.
No essencial, esta Mini Evo mantém a lógica de funcionamento das restantes câmaras Instax e segue a mesma lógica retro da X Half, lançada em Portugal no Verão do ano passado, ao mesmo tempo que pode imprimir fotos, como, por exemplo, a Instax Wide 400.
Tal como neste modelo, as impressões instantâneas saem pela parte superior do corpo da câmara, mas o botão do obturador está debaixo da objectiva. Um «toque rápido tira uma fotografia», enquanto manter o botão pressionado «activa a gravação de vídeo, que termina assim que se larga o obturador», explica a Fujifilm.
Como acontece com (quase) todas as câmaras da marca, que têm o mesmo conceito, os filtros de imagem têm um papel fundamental: aqui, na lateral, temos um selector rotativo dedicado aos efeitos de vídeo, o ‘Eras Dial’. Ao rodá-lo, podemos escolher um de dez efeitos visuais por décadas, entre 1930 e 2020.
Ao escolher a década de 1960, por exemplo, o vídeo fica com um aspecto semelhante ao de uma filmagem em 8 mm, enquanto a opção de 1970 recria a estética dos antigos televisores CRT a cores. Estes efeitos não se limitam à imagem: alteram também o som captado, ao juntar «características sonoras específicas» e, nalguns casos, efeitos como o «ruído mecânico de um obturador de filme durante a gravação».
Além das fotos, a Instax Mini Evo Cinema permite ainda imprimir fotogramas individuais com grafismos inspirados em cartazes de cinema, que incluem um código QR para ler e aceder ao vídeo que temos de carregar para a cloud da Fujifilm.