O principal ponto de venda do HyperX Pulsefire Saga é a sua modularidade. Este é um rato gaming ultraleve que vem com peças alternativas que podem ser substituídas pelo utilizador e também é compatível com peças impressas em 3D. Este não é o primeiro rato gaming a oferecer peças substituíveis, mas pode ser o mais abrangente e amigo do ‘faça você mesmo’.
Desmontar o rato não podia ser mais fácil: a estrutura desliza para fora com um ligeiro puxão e volta a encaixar magneticamente. A partir daí, podem levantar-se as capas dos botões esquerdo e direito e retirar ambos os botões laterais. Estão disponíveis duas opções para cada uma destas ranhuras para misturar e combinar, e todas as combinações funcionam. A HyperX também oferece modelos de código aberto para impressoras 3D, permitindo possibilidades de modificação infinitas se tiver a tecnologia para tal. O nosso maior receio sobre a modularidade do Pulsefire Saga era que esta pusesse em causa a integridade da construção do rato, o que não veio a acontecer.
Como em muitos ratos gaming, está incluída uma fita de aderência que pode aplicar opcionalmente. O material é confortável e bem moldado aos contornos do rato, embora a HyperX devesse ter incluído um segundo conjunto para pessoas que as queiram trocar regularmente. O cabo de 1,8 metros vem já com uma sensação de “usado/amaciado”, tornando-o extremamente flexível com apenas a mínima folga. Qualquer atrito do fio a roçar num tapete de rato é anulado pelo seu peso leve e pela textura suave do seu revestimento trançado.
Com 69 gramas, situa-se num ponto intermédio confortável entre os ratos ultraleves e os mais pesados. É uma boa opção para quem sente que usar um rato ultraleve é como segurar plástico oco, mas que ainda assim quer manter a velocidade que oferece. O switch óptico usado para os botões resulta em interacções rápidas e precisas. O tempo de curso e a força de cada clique podem ser ligeiramente inferiores ao ideal para jogos FPS online, mas como alguém que não joga esse estilo de jogo, achei a sensação táctil satisfatória. Os switches usados para os botões laterais também são responsivos, ajudados pela capacidade de escolher entre vários tipos para encontrar os mais confortáveis para cada utilizador. Mas nem tudo são rosas, a roda de scroll é pequena e o plástico dos botões laterais dá uma sensação de fragilidade.
Distribuidor: HP
Preço: €79,99
Ficha Técnica
Resolução: 26 000 dpi
Tipo de sensor: óptico até 26 000 dpi
RGB: Sim
Botões: 5 HyperX Optical Switches
Conectividade: USB
Peso: 69 gr