Os testes da funcionalidade App SDK da OpenAI geraram controvérsia depois de alguns utilizadores do ChatGPT terem confundido sugestões de aplicações com colocação de publicidade. Embora o mal-entendido tenha sido esclarecido entretanto, o episódio levanta a questão sobre se a empresa, que tem operado com prejuízo desde a sua criação, começará eventualmente a exibir publicidade, especialmente aos utilizadores do plano gratuito.
Uma captura de ecrã a mostrar o ChatGPT a sugerir a aplicação Peloton durante uma conversa não relacionada tornou-se viral na segunda-feira. Muitos utilizadores recearam que o chatbot tivesse começado a mostrar anúncios – mesmo a clientes pagantes. A imagem, partilhada no X (antigo Twitter) pelo entusiasta de IA Kol Tregaskes, mostrava o que parecia ser um anúncio da Peloton.
“Encontrar uma aula de fitness › Ligar Peloton,” dizia a sugestão destacada.
Tregaskes afirmou que o aparecimento da sugestão parecia publicidade. Comentou que, se não fosse apenas um erro e a OpenAI estivesse intencionalmente a mostrar anúncios aos utilizadores Pro que pagam 200 dólares por mês e que isso seria um motivo para cancelar o serviço.
ChatGPT has started posting ads on Pro accounts.
I hope this is just testing/a mistake, else it’s an instant unsubscribe from me. On the flipside, the ad seems completely unrelated to the chat.@sama don’t do it! https://t.co/DovCmTihen pic.twitter.com/PCnnhvzyC5
— Kol Tregaskes (@koltregaskes) December 1, 2025
O cofundador da startup de IA Hyberbolic, Yuchen Jin, retweetou a captura de ecrã, comentando: “Uau, o ChatGPT já está a mostrar anúncios?”
Tal como Tregaskes, Jin ficou estupefacto quando a mesma sugestão lhe apareceu enquanto discutia Elon Musk num podcast, acrescentando que a colocação parecia completamente alheia à conversa.
Os utilizadores reagiram fortemente, particularmente os do Plano Pro de 200 dólares por mês do ChatGPT, que nunca esperariam ver publicidade. A aparente colocação de produto não se limitou à Peloton; alguns utilizadores relataram sugestões persistentes para o Spotify. As reacções tornaram-se virais, com muitos a questionar se a OpenAI estaria silenciosamente a inserir mensagens comerciais no produto pago. O retweet de Jin já obteve quase 470.000 visualizações, com centenas de comentários e partilhas.
A OpenAI respondeu rapidamente à publicação original, explicando que não se tratava de um anúncio. O Director de Dados do ChatGPT, Daniel McAuley, esclareceu que a sugestão da Peloton não tinha qualquer componente financeira.
“É apenas uma sugestão para instalar a aplicação da Peloton”, disse ele. “Mas a falta de relevância torna-a uma experiência má e confusa.”
A OpenAI confirmou que estava a iterar sobre como as sugestões de aplicações aparecem nas conversas. Portanto, não era um erro – nem um anúncio – mas uma funcionalidade, embora ainda imatura.
O aparecimento da sugestão da Peloton faz parte dos testes em curso da OpenAI ao seu novo Apps SDK, apresentado em Outubro. Os programadores estão a desenhar a funcionalidade para permitir que o ChatGPT sugira aplicações e interaja com elas de forma fluida durante conversas relevantes ou quando os utilizadores as chamam pelo nome. Os parceiros deste teste incluem o Booking.com, Canva, Coursera, Figma, Expedia, Spotify e Zillow, com mais a chegar ainda este ano. Claramente, os testes iniciais produziram sugestões estranhas ou irrelevantes, mostrando que o produto ainda precisa de ser aprimorado.
Por enquanto, os utilizadores do ChatGPT fora da União Europeia, Suíça e Reino Unido podem encontrar estas sugestões nos planos Free, Go, Plus e Pro. A OpenAI enfatizou que as sugestões de aplicações são opcionais, dependentes do contexto e não monetizadas, pelo que a empresa não está a visar os utilizadores com anúncios pagos. Os programadores continuam a refinar a funcionalidade para garantir que as sugestões sejam úteis, relevantes e claramente distinguíveis dos anúncios tradicionais.