Tentou transmitir a última temporada de Stranger Things a partir do seu telemóvel, apenas para descobrir que a sua TV não está a colaborar? Não é da TV — a culpa é do Netflix, e é intencional. A aplicação de streaming actualizou recentemente o suporte para Google Cast para desactivar a funcionalidade na maioria das situações. Terá de pagar por um dos planos mais caros da empresa e, mesmo assim, o Netflix apenas transmitirá para TV mais antigas e dongles de streaming.
A funcionalidade Google Cast começou a aparecer nas aplicações pouco depois do lançamento do Chromecast original em 2013. Desde então, os utilizadores do Netflix têm conseguido iniciar transmissões de vídeo em TV e boxes de streaming a partir da aplicação móvel.
Entretanto, a Google evoluiu para além da experiência Chromecast sem comando, e a maioria das TV tem as suas próprias aplicações para aceder ao Netflix. O próprio Netflix também tem “alergia” a qualquer coisa que permita às pessoas partilhar palavras-passe ou assistir num novo local. Nas últimas semanas, a Netflix actualizou a aplicação para dispositivos móveis para remover a maioria das opções de transmissão, espelhando uma mudança feita em 2019 para acabar com o Apple AirPlay.
O site Android Authority notou que a página de suporte técnico da empresa esclarece agora que a transmissão é suportada apenas num conjunto restrito de circunstâncias. Primeiro, precisa de estar a pagar por um dos níveis de serviço sem anúncios.
Mesmo assim, a transmissão apenas aparece para dispositivos sem comando, como as gerações anteriores do Google Chromecast, bem como algumas TV mais antigas com cast integrado. Por exemplo, quem ainda usar o Chromecast de 3.ª Geração da Google, lançado em 2018, pode transmitir vídeo no Netflix, mas quem tiver o dongle Chromecast de 2020 (que tem um comando e um sistema operativo Android completo) terá de usar a aplicação instalada no próprio dongle. Essencialmente, qualquer dispositivo com Android/Google TV ou uma smart TV com uma aplicação Netflix completa obrigá-lo-á a iniciar sessão antes de poder ver qualquer coisa.
Os viajantes frequentes apreciam há muito a prevalência do suporte Google Cast. Pode chegar a um Airbnb e começar a transmitir conteúdo para um ecrã grande a partir do seu telemóvel sem inserir as suas credenciais numa TV que não é sua. Não só iniciar sessão em TV é frequentemente irritante do ponto de vista logístico, como também tem de se lembrar de terminar a sessão mais tarde.
O Netflix tem todos os motivos para querer que as pessoas iniciem sessão nas suas aplicações de TV. Após anos a promover descaradamente a partilha de palavras-passe, a empresa adopta agora uma postura rígida contra esta prática. Ao exigir que os utilizadores iniciem sessão em mais TV, é mais provável que os utilizadores atinjam os seus limites de ecrãs. No entanto, a Netflix vender-lhe-á um plano mais caro que suporte a transmissão para esta nova TV.
A Netflix também está a construir um tipo muito particular de experiência televisiva que tenta as pessoas a consumirem mais conteúdos com um carrossel interminável de pré-visualizações e trailers. O engagement é agora uma das principais métricas que a Netflix reporta aos investidores. Não é possível fazer isso quando as pessoas estão a ver apenas um item de cada vez.
Há, definitivamente, subscritores da Netflix revoltados com esta mudança. Muitos afirmam ser viajantes frequentes que não querem iniciar sessão em novas TV em cada Airbnb ou hotel. No entanto, o coro de descontentamento não é tão alto como poderia ter sido no passado. Menos pessoas dependem do suporte de transmissão agora que a Google reformou a marca Chromecast para se concentrar em dispositivos de streaming com mais capacidades. Ao mesmo tempo, os fabricantes de TV nem pensam em vender um ecrã sem uma aplicação Netflix certificada.
Portanto, a Netflix pode ter uma boa razão para pensar que consegue safar-se com o fim da transmissão. Contudo, tentar fazer passar isto despercebido por todos, sem sequer um anúncio, é bastante hostil para os seus clientes.