O V16 Piston é um aspirador sem fios que muda muita coisa na forma como a empresa cria os seus dispositivos. É mais compacto que os anteriores, fruto de uma maior miniaturização de todo o sistema, desde o motor ao filtro e ao depósito de lixo, que agora tem um sistema de compactação que dá o nome ‘Piston’ ao aspirador. Outra novidade é a simplificação no que toca aos acessórios: nas gerações anteriores, os aspiradores traziam pelo menos três escovas diferentes e mais dois ou três acessórios para aplicações especiais. Contudo, este vem apenas com duas escovas (uma multifunções para chão e tapetes e outra para sofás) e dois acessórios.
O novo V16 consegue usar uma única escova para todos os tipos de pisos, o que é uma vantagem em termos de consumo energético e de conveniência. Esta, tem a forma de dois cones ligados pela base que servem para desenredar os pelos aspirados; presente, está também um sistema de iluminação para detectar melhor o lixo a aspirar e uma tecnologia de detecção automática que reconhece o acessório usado – desta forma, consegue adaptar o funcionamento do motor. Outra novidade é que, agora, as escovas podem ser mudadas sem necessidade de virar o aspirador, graças ao novo sistema de fixação, uma peça que solta a escova com o aspirador na vertical. No reverso da medalha, os acessórios para as gerações anteriores deixaram de ser compatíveis.
Já a autonomia cresceu, principalmente devido ao facto de o software do aspirador adaptar as rotações do motor à escova usada e ao tipo de pavimento aspirado. Nos nossos testes, a bateria durou entre quase 55 minutos (a do V15 durava mais ou menos quarenta).
A qualidade da limpeza é a que a Dyson sempre teve: o V16 apanha muito mais lixo que os aspiradores tradicionais, o que dá a impressão de que uma casa aparentemente limpa estava, afinal, estava carregada de pó e cabelos.
Distribuidor: Dyson
Preço: €999
