As placas gráficas de topo sempre foram bastante mais caras que as ditas “normais”, mas, apesar do preço, há sempre alguém com os meios e a disposição de gastar mais para ter o melhor que a tecnologia consegue oferecer. A ROG Matrix Platinum RTX 5090 da Asus é o novo produto de referência da empresa de Taiwan, e chega com um preço de 4.000 dólares. E, aparentemente, já está esgotada.
A Asus fez da Matrix um produto verdadeiramente exclusivo, produzindo apenas 1.000 unidades. O facto de já estar esgotada é um feito impressionante para uma placa que tem um preço 42% acima do PVP das RTX 5090 de série.
Vale a pena mencionar que, mesmo que tenha dinheiro suficiente para a comprar, pô-la a funcionar é um projecto complexo. Para tirar o máximo partido do limite de potência de 800 W, é necessário ter uma motherboard com uma ranhura de alimentação para placas gráficas BTF, o que significa que tem de ser um modelo Asus de gama alta. O sistema de alimentação da placa pode usar o conector BTF ou um 12V-2×6, mas é necessário usar os dois para desbloquear todo o seu potencial.
O Youtuber alemão der8auer experimentou a Matrix 5090 e confirmou os dados publicados pela Asus que dão conta de um aumento de desempenho de cerca de 10% em relação às placas de série, desde que se active o limite de potência de 800 W. Embora 10% pareça pouco, em absoluto é um grande aumento de desempenho em placas que já de si são muitíssimo rápidas.
Nesta era de rendimentos decrescentes no hardware de topo, continua a ser ligeiramente impressionante, deixando de lado as preocupações com o custo e a complexidade da montagem e configuração. Der8auer diz que não gosta a utilização de metal líquido no sistema de arrefecimento da placa, salientando que a presença de uma barreira mais eficaz seria útil para evitar que o metal liquido passe para outros componentes.
O sistema de refrigeração activo da placa é impressionante, composto por um dissipador massivo e quatro ventoinhas numa configuração 3+1, além do material de interface térmica de metal líquido. Todo o conjunto pesa cerca de 3,2 kg. É também simplesmente gigantesca, com 370 x 150 x 77 mm.
É quase certo que uma placa desta dimensão e peso ceda com o tempo sem a utilização de um suporte, e a Asus equipou-a com um sensor que mede o ângulo de inclinação da Matrix para avisar o utilizador se a placa começar a deformar com o peso.