Quase um ano depois o anúncio na Computex 2025 e dias depois da estreia em Call of Duty: Black Ops 7, o vice-presidente da AMD, Jack Huynh, anunciou na rede social X que a empresa vai realizar primeiro grande evento de apresentação do FSR Redstone no dia 10 de Dezembro. Huynh confirmou também que o Redstone será limitado à gama de placas gráficas RX 9000.
FSR Redstone é o nome da próxima geração de um conjunto de tecnologias gráficas da AMD, destinadas a competir com o DLSS 4 da Nvidia. A marca Redstone engloba várias tecnologias da AMD, incluindo upscaling e geração de frames baseados em Machine Learning, Neural Radiance Caching e Ray Regeneration também baseada em Machine Learning.
A AMD já tem upscaling e geração de frames baseados em ML disponíveis para as placas gráficas da série RX 9000 através do FSR 4. A novidade são as duas últimas tecnologias: Neural Radiance Caching e Ray Regeneration. Estas duas tecnologias imitam o Neural Radiance Fields e o Ray Reconstruction da Nvidia. A Neural Radiance Caching acelera o cálculo de path-tracing prevendo activos de iluminação indirecta e armazenando essa informação numa cache. A Ray Regeneration regenera pixéis que não puderam ser traçados com precisão numa cena com ray-tracing (como cenas com reflexos).
Na estreia, podemos esperar que a AMD partilhe mais detalhes sobre como funciona a FSR Redstone, se vai substituir totalmente o FSR 4 usado actualmente, e que jogos serão compatíveis com estas tecnologias. Surgiram relatos de que as FSR Redstone possam ser uma solução potencialmente agnóstica em relação ao hardware fabricante porque em grande medida usa os núcleos de shader que existem em todas os chips gráficos independentemente do fabricante, o que torna possível a utilização sem problemas do Redstone em GPU Nvidia e Intel.
No entanto, o vídeo de apresentação das tecnologias Redstone deixa bem claro que estas funcionalidades (pelo menos inicialmente) serão limitadas à série placas gráficas RX 9000, tal como acontece com o FSR 4. O vídeo promove apenas a compatibilidade com as RX 9000 e não dá detalhes acerca de poder ser usado com hardware de outros fabricantes nem em relação à compatibilidade com GPU mais antigos da série RX 7000. Tudo isto é semelhante ao FSR 4, que oficialmente só é compatível com GPU RDNA 4, mas que tecnicamente pode funcionar em GPU mais antigos.