Os Polestar estão cada vez mais a ficar parecidos com smartphones Android: o sistema de infoentretenimento já era totalmente baseado na plataforma auto deste sistema operativo e, agora, há mais um reforço Google a chegar a estes automóveis.
A Polestar anunciou que vai integrar o assistente de voz com IA generativa Gemini (que substitui o Google Assistant) em «todos» os seus modelos, através de uma futura actualização, prevista para 2026. Contudo, isto não ficará disponível em todos os idiomas, de forma inicial – a marca confirmou que, inicialmente, será apenas em «inglês dos Estados Unidos».
Segundo a Polestar, além dos comandos tradicionais, os utilizadores passam a ter acesso ao Gemini Live, activado com a instrução ‘Hey Google, let’s talk’. Este recurso abre a porta a «conversas abertas, sessões de brainstorming, esclarecimento adicional de temas e acesso a conteúdos educativos enquanto se está ao volante».
Uma das primeiras oportunidades para ver o Gemini em acção, num Polestar 5, será no Slush, um evento tecnológico que acontece em Helsínquia, entre 19 e 20 de Novembro. Segundo Sid Odedra, head of UI/UX da Polestar, a colaboração com a Google é um «excelente exemplo da forma» como a marca «continua a fazer evoluir a experiência digital nos nossos automóveis».