A Microsoft anunciou grandes mudanças que vão chegar à funcionalidade de encriptação BitLocker no Windows 11 em 2026. A empresa revelou um novo “BitLocker acelerado por hardware” que estará disponível em novos dispositivos a partir do próximo ano, o qual encripta dados mais rapidamente utilizando hardware dedicado em vez do CPU.
“O BitLocker acelerado por hardware traz uma encriptação de disco mais rápida e segura ao Windows, tirando partido de SoC e CPU modernos”, explica a Microsoft. “As operações criptográficas são agora desviadas do processador principal para hardware dedicado, aumentando o desempenho e reduzindo a sobrecarga do sistema. Em hardware suportado, as chaves de encriptação são agora protegidas por hardware, sendo envolvidas e isoladas ao nível do silício, o que ajuda a minimizar a exposição a vulnerabilidades da CPU e da memória, e eleva a fasquia da protecção de dados.”
O BitLocker tem sido incluído no Windows desde o Windows Vista e é utilizado hoje para encriptar dados na unidade de armazenamento que alberga o sistema operativo por defeito. No caso dos utilizadores com sessão iniciada através de uma conta Microsoft, a chave de encriptação BitLocker é carregada para a nuvem, e pode ser recuperada iniciando sessão no site da Conta Microsoft.
Com a encriptação BitLocker, os dados do seu PC ficam inacessíveis a qualquer pessoa que não seja o utilizador autenticado. Se o PC for roubado e o disco rígido for extraído e ligado a outro dispositivo para recolher os dados, não será possível ler o conteúdo dessa unidade sem a chave de desencriptação do BitLocker.
O BitLocker está activado em todas as novas instalações do Windows 11, embora possa ser desactivado pelo utilizador se este não o desejar. A principal razão para o fazer tem a ver com a perda de desempenho, visto que o PC tem de encriptar e desencriptar os dados cada vez que são acedidos. Com o novo BitLocker acelerado por hardware, o processo de encriptação será muito mais rápido e seguro.
O novo BitLocker foi anunciado juntamente com outras melhorias de segurança que chegarão em breve ao Windows 11, incluindo regras mais estritas na assinatura digital de drivers e a redução da utilização de drivers proprietários ao nível do kernel para colmatar possíveis vulnerabilidades do sistema operativo.