Aqueles com CPU ou GPU da AMD que notem que os drivers gráficos e do chipset da empresa acedem às unidades de armazenamento interno centenas de vezes num curto período provavelmente não têm nada com que se preocupar. Embora as investigações sobre o comportamento misterioso não tenham descoberto a razão, ou o impacto na vida útil dos SSD é provavelmente insignificante em comparação com o de outras tarefas diárias.
Os utilizadores com chips AMD que verificam os ficheiros de registo dentro do System32 podem notar modificações constantes. A alta taxa de alterações gerou preocupação de que os drivers da empresa estejam a fazer escritas excessivas nos SSD, mas não está claro se os utilizadores devem preocupar-se.
O utilizador do Reddit Takia_Gecko notou o comportamento após destacar investigações anteriores sobre o assunto. Conforme o vídeo abaixo mostra, sempre que move ou redimensiona uma janela, aparecem modificações num ficheiro de registo localizado em C:\Windows\System32\AMD\EEDumps. No entanto, os ficheiros não aparecem em todos os dispositivos com componentes AMD.
Os registos chamaram a atenção porque indicam que um programa pode estar a escrever no armazenamento interno centenas de vezes durante um período muito breve. Como os SSD só podem escrever dados um número finito de vezes antes de se degradarem, tal comportamento poderia, teoricamente, encurtar a vida útil.
Takia_Gecko provou que os drivers da AMD eram os culpados ao demonstrar que as escritas cessam ao desactivar um serviço chamado AMD External Events Utility. Em sistemas com GPU AMD, os drivers gráficos da empresa podem ser a causa, mas o PC do utilizador do Reddit usa um GPU Nvidia com um CPU AMD, levando-o a suspeitar dos drivers do chipset.
Um programa para detectar o comportamento está disponível no GitHub, e Takia_Gecko concebeu uma solução alternativa para utilizadores preocupados que redirecciona os dados escritos para longe do armazenamento interno. No entanto, os utilizadores devem sempre ter cuidado antes de alterar um processo que não compreendem completamente.
Os comentadores suspeitam que o comportamento está relacionado com o FreeSync, e pará-lo pode interromper o recurso. Outras funções principais do GPU também podem ser afectadas, como configurações de utilizador ou dispositivos conectados.
Além disso, a quantidade de dados que os drivers escrevem nos ficheiros de registo pode ser muito menor do que a de outros programas muito usados, como browsers ou o Windows Security. Um comentador notou que os drivers da AMD estavam a escrever nos ficheiros de registo a uma taxa de pouco mais de 1 MB/s, significativamente menos do que a de acessos aleatórios a ficheiros de paginação.