A Apple vai actualizar o macOS Tahoe com a Edge Light, uma funcionalidade pensada para «melhorar a qualidade de imagem em ambientes com pouca luz» ao criar um «anel luminoso virtual em torno do ecrã».
O Edge Light funciona como um anel de luz, usado muitas vezes em videochamadas ou por streamers (aqui totalmente digital) que ilumina o rosto do utilizador. Este sistema recorre à «Neural Engine para identificar o rosto, a dimensão e a posição no enquadramento, ajustando a iluminação de forma automática», explica o site MacRumors, que deu a notícia.
Este recurso passa a integrar o mesmo menu onde já estão opções como o modo ‘Retrato’, ‘Studio Light’, ‘Reacções’, ‘Fundos’ e funciona com «todas as aplicações de videoconferência», incluindo o FaceTime e o Zoom.
A funcionalidade é compatível com todos os Mac com chips da Apple e, nos modelos lançados a partir de 2024, pode ainda ser «activada automaticamente quando o sistema detecta um ambiente escuro». Além das câmaras do Mac, o Edge Light também é compatível com câmaras externas.