A Valve revelou finalmente o design e as especificações de uma nova consola/PC e um headset de realidade virtual (VR) autónomo, que expande o sistema operativo do Steam Deck para novos ambientes. A empresa também apresentou um novo Steam Controller e comandos para aplicações de realidade virtual actualizados.
Depois de um ano de fugas de informação e rumores, a Valve apresentou finalmente hardware novo. A partir do primeiro trimestre do próximo ano, os utilizadores poderão levar o SteamOS para a sala de estar ou usá-lo na cabeça enquanto jogam com controlos redesenhados.
O PC/consola desktop pré-construído, denominado Steam Machine, é um dispositivo compacto que oferece seis vezes a potência do Steam Deck. Com um formato cúbico, pesa 2,6 kg e mede 152 mm de altura, 26,2 mm de profundidade e 156 mm de largura.
A Valve diz que o novo Steam Machine permite jogar em 4K a 60 frames por segundo, embora o seu chip gráfico possa ter dificuldades com jogos AAA modernos nas configurações mais altas. O GPU AMD RDNA 3 com 28 Unidades de Computação tem apenas 8 GB de VRAM. O site e canal de YouTube Digital Foundry estima que o desempenho possa ser semelhante ao da Radeon RX 7600.
Embora a empresa ainda não tenha revelado os preços de nenhum dos novos produtos, destacou o custo como uma das principais razões para optar por um chip gráfico modesto.
A Valve explicou que o dispositivo deve parecer uma melhoria para a maioria dos utilizadores do Steam, o que é provável, já que os GPU mais populares no Inquérito de Hardware do Steam são actualmente o Nvidia RTX 3060, 4060 e o 4060 para laptop.
O CPU é um processador AMD Zen 5 de 4,8 GHz, com 6 núcleos e 12 threads. O Steam Machine tem 16 GB de RAM DDR5 e vai poder ser comprado com 512 GB ou 2 TB de armazenamento interno. Um leitor de cartões microSD permite aos utilizadores transferirem instantaneamente instalações de jogos do Steam Deck.
As opções de conectividade incluem HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, duas entradas USB-A frontais, duas USB-A traseiras, uma entrada USB-C traseira e uma entrada Ethernet gigabit. O dispositivo também suporta Wi-Fi 6E 2×2 e Bluetooth 5.3.
A Valve também incorporou um par de características exclusivas no painel frontal do Steam Machine: uma barra com 17 LED RGB para mostrar informações como o estado do sistema, e uma peça frontal amovível que pode ser personalizada pelo utilizador para se fundir com a decoração da sala. A empresa utilizou uma peça com um ecrã e-ink durante os testes, mas é provável que não esteja disponível publicamente, a menos que uma empresa externa crie uma alternativa.
O Steam Machine é o sucessor da anterior tentativa da Valve de levar os jogos Linux para as salas de estar. Em 2013, a empresa revelou uma gama de PC construídos por outras empresas que usavam uma versão inicial do SteamOS que não foi bem-sucedida devido à escassez de jogos compatíveis. A Valve também foi criticada por lançar a gama sem fornecer um produto de referência.
Anos depois, a Valve corrigiu esses erros com o Steam Deck e um SteamOS melhorado que agora permite usar milhares de jogos Windows através de uma camada de compatibilidade que muitas vezes supera o próprio sistema operativo da Microsoft.
O outro grande anúncio de hardware da empresa, o Steam Frame, é um novo headset de Realidade Virtual que usa SteamOS. Embora possa ser ligado a Steam Machines, PC e Mac através de um adaptador sem fios incluído, o dispositivo também funciona de forma autónoma. Os utilizadores podem instalar quaisquer jogos compatíveis com o Steam Deck ou mesmo qualquer software Linux, trazendo a funcionalidade completa de um PC Linux para um headset RV.
Com tecnologia Arm64, o Steam Frame usa um processador Snapdragon 8 Gen 3 com 16 GB de RAM unificada LPDDR5X, uma escolha de armazenamento UFS de 256 GB ou 1TB e um leitor para cartões microSD. Lentes LCD pancake personalizadas permitem uma resolução de 2.160 x 2.160 por olho com uma taxa de actualização que vai dos 72 aos 144 Hz e com um FOV (Campo de Visão) de até 110 graus. O software projectado para sistemas x86 será executado através da camada de tradução Fex, embora o desempenho real dos jogos permaneça incerto.
Quatro câmaras monocromáticas viradas para fora rastreiam o headset e os comandos, enquanto duas câmaras internas permitem o rastreamento dos olhos e a renderização foveada (uma técnica de optimização da renderização de gráficos em RV que renderiza em alta resolução apenas a área para onde o utilizador está a olhar directamente, e em baixa resolução o resto da cena). O dispositivo de 175 x 95 x 110 mm pesa 440 g com a correia para a cabeça e a bateria recarregável montada na parte traseira.
Os novos comandos para RV da Valve assemelham-se muito aos do Meta Quest 3, mas incluem a gama completa de botões padrão e um D-pad, permitindo que funcionem como um comando dividido padrão quando não se está a usar o headset. Também têm rastreamento capacitivo dos dedos e feedback háptico. Cada comando usa uma única pilha AA que deve durar cerca de 40 horas.
O Steam Frame e o Steam Machine também suportam o futuro Steam Controller 2. Ao contrário do Steam Controller original não convencional, o novo tem um layout mais tradicional, ao mesmo tempo que revê os trackpads presentes no seu antecessor e no Steam Deck. Os thumbsticks magnéticos TMR devem evitar os problemas de stick-drift que têm afectado vários comandos modernos. A mira giroscópica é activada através de sensores de toque capacitivos montados na parte inferior.
Embora o Steam Controller 2 possa ser ligado via Bluetooth e USB, a Valve também revelou um disco magnético (puck) que serve tanto como dongle sem fios quanto como estação de ancoragem. Para uma funcionalidade mais parecida com uma consola, o comando pode ligar remotamente o Steam Machine. De acordo com a Valve, a bateria de iões de lítio de 8,39 Wh permite 35 horas de utilização.
Juntamente com o seu novo portefólio de hardware, a Valve está a expandir o seu programa de verificação de software. Todos os jogos verificados para o Steam Deck também terão uma designação “Steam Machine Verified”, embora os programadores possam optimizar adicionalmente os seus títulos especificamente para o novo PC e garantir suporte contínuo para o Steam Controller 2.
A Valve também começou a distribuir kits de desenvolvimento Steam Frame para ajudar os programadores a garantir que o seu software RV suporta o dispositivo nativamente. A empresa afirma que o software Android XR e Meta pode ser portado relativamente facilmente para a versão Arm do SteamOS. De acordo com o canal de YouTube Gamers Nexus, os utilizadores podem até conseguir fazer sideload de APK Android para o Steam Frame.