O Governo anunciou a abertura online da Loja de Cidadão Virtual, um novo ponto único de contacto com a Administração Pública que passa a estar integrado no portal gov.pt.
Esta plataforma reúne «150 serviços essenciais e inclui apoio por videochamada», permitindo que cidadãos e empresas «resolvam questões a partir de qualquer local e em qualquer momento, sem necessidade de deslocações».
A grande novidade é mesmo a possibilidade de fazermos uma videochamada: funciona com agendamento prévio e permite «replicar a experiência de uma Loja de Cidadão física». O Governo promete que este recurso possibilita um «acompanhamento individualizado em ambiente digital».
A Loja de Cidadão Virtual arrancou hoje à meia-noite com serviços de «22 entidades públicas»: 23 serviços destinam-se a cidadãos e 127, a empresas. Neste lote estão a alteração de morada do Cartão de Cidadão, a renovação da Carta de Condução e a criação de uma empresa online. Esta selecção foi feita «com base na relevância e frequência de utilização» dos serviços, justifica o Governo.
Segundo Gonçalo Matias, ministro adjunto e da Reforma do Estado, esta plataforma «contribui para a meta definida para 2030», que «prevê a disponibilização de todos os serviços públicos em formato digital». Ao centralizar o acesso através do gov.pt, o Governo quer «reforçar a coerência da experiência online e facilitar a relação com a Administração Pública».
Será que existem ligações à Internet, em todo o Portugal, para que isso funcione de forma regular e sem falhas?
Mais uma vez, o Estado a construir a casa pelo telhado!