A Startup Portugal divulgou o relatório ‘Portugal’s Startup Ecosystem 2025: FromGrowth to Consolidation‘ que revela que o País atingiu o objectivo do PRR, tendo 5091 startups activas. Este valor corresponde a um aumento de 8% face a 2024.
O estudo, desenvolvido em conjunto com a Informa D&B, mostra ainda que o volume de negócios total do sector ascendeu a 2856 milhões de euros, um crescimento de 9% em relação ao período transacto.
Por outro lado, as startups nacionais empregam cerca de 28 mil pessoas (+8%) e a geraram 1,5% das exportações nacionais, ou seja, 1571 milhões de euros. O relatório indica que cerca de 70% das startups foram criadas nos últimos cinco anos, «o que confirma a vitalidade e capacidade de renovação do ecossistema».
O salário médio mensal neste tipo de empresas subiu para 2 200 euros, o que representa uma diferença positiva de 81% face à média nacional, o que, segundo a Startup Portugal, «reforça o papel das startups na criação de emprego qualificado e na valorização do talento».
Este ano, a Startup Portugal vai ainda lançar a Plataforma Nacional de Mapeamento do Ecossistema de Startups, que reunirá, pela primeira vez, dados de startups, incubadoras, investidores e entidades públicas num único ponto de acesso. Esta «será uma ferramenta de política pública baseada em dados, que promoverá transparência, monitorização contínua e melhor tomada de decisão», destaca a entidade.