A NordVPN anunciou ter bloqueado «mais de 4,5 milhões» de sites ligados a burlas de investimento, esquemas de phishing e lojas online falsas. Este número reflecte uma «tendência de crescimento acelerado nas fraudes digitais», que agora são potenciadas por IA, uma tecnologia que passou a desempenhar um «papel central nas estratégias de cibercrime».
Segundo a empresa de segurança, os burlões começaram a usar «voz sintética e mensagens geradas por IA que imitam comunicações legítimas de bancos e outras instituições para os tornar profundamente convincentes», avisa Marijus Briedis, director de tecnologia da NordVPN.
As campanhas falsas incluem «chamadas telefónicas e mensagens criadas com IA, bem como milhares de lojas fraudulentas que simulam plataformas de comércio electrónico». Nos últimos dois meses, foram identificados «mais de 120 mil sites» que se faziam passar pela Amazon, exemplifica a empresa.
No seguimento disto, a NordVPN disse ter bloqueado «mais de 4,5 milhões de domínios maliciosos» entre Março e Outubro deste ano. A empresa estima ainda que as burlas de investimento «aumentaram cerca de 25% por ano», causando perdas de «6,6 mil milhões de euros só em 2024».
A NordVPN lembra que a «formação contínua sobre ameaças emergentes, como vozes deepfake ou falsificação de identidade», é uma medida essencial para tentar mitigar os efeitos destas burlas com IA.