Num evento em Lisboa, que contou com uma verdadeira aula de fotografia dada pelo embaixador Canon Joel Santos, a marca revelou dois novos “reforços”: a câmara EOS R6 Mark III e a objectiva RF 45mm F1.2 STM. Segundo a marca, ambas foram «concebidas para criadores que procuram elevar o nível da sua criatividade».
A ideia é oferecer uma máquina para quem grava vídeo e fotografa com a mesma frequência, ou seja, um equipamento mais versátil e que sirva os dois propósitos sem grandes concessões.
Sérgio Andrade, key account manager da Canon EMEA, descreveu este modelo como uma câmara que oferece um «equilíbrio entre resolução, velocidade e fiabilidade», o que a torna adequada para várias áreas da fotografia, desde desporto e natureza até retratos e eventos.
A nova EOS R6 Mark III posiciona-se acima da actual R6 Mark II, com um sensor Full Frame de 32,5 MP. Nesta câmara podemos definir um ISO máximo de 64 000, captar imagens 7K RAW Light até 60p e gravar em 4K 60p ou 120p, bem como em Full HD até 180p, neste caso para usar o modo de câmara lenta. Aqui, a Canon sublinha que o modo Open Gate «permite maior flexibilidade no enquadramento e na pós-produção».
Outra das principais novidades é a «melhoria do sistema de focagem automática», com «novos algoritmos que permitem seguir motivos como comboios, aviões e cavalos». Há ainda uma função que «permite registar até dez rostos para acompanhamento prioritário» e um modo de pré-disparo contínuo que grava «vinte fotogramas» antes de carregarmos no botão para fotografar.
No sistema de armazenamento está outra das novidades da EOS R6 Mark III: a Canon optou por uma configuração mista de cartões, com uma slot para CFexpress Type B e outra para SD. Esta abordagem, que substitui o sistema de dois cartões SD da geração anterior, permite «velocidades de gravação superiores e sequências de disparo mais longas».
Desta forma, é possível manter os 12 fps com obturador mecânico, mas chegar aos 40 no modo electrónico. Contudo, é preciso lembrar que os cartões CFexpress são mais caros: por exemplo, na Colorfoto, uma das principais lojas de fotografia nacionais, um modelo de entrada de gama da Sandisk com 64 GB custa 99 euros.
Juntamente com a EOS R6 Mark III, a Canon apresentou a RF 45 mm F1.2 STM, descrita como a «mais leve da marca» (tem 346 gramas) e a «primeira com abertura f/1.2 no segmento de entusiastas», sublinhou Sérgio Andrade. A Canon diz que esta objectiva tem um «excelente desempenho em baixa luminosidade e maior controlo da profundidade de campo».
Quer a EOS R6 Mark III, quer a objectiva RF 45 mm F1.2 STM chegam às lojas a 20 de Novembro, com preços de 3099 euros (apenas corpo) e 539,99 euros, respectivamente. Se optarmos pelo kit, fica a 3529 euros.