A Microsoft reafirmou recentemente o compromisso com o mercado das consolas, após uma série de contratempos ter levantado dúvidas sobre o futuro da marca Xbox. Durante anos, circularam rumores de que o hardware de próxima geração da empresa fundiria elementos da Xbox e do Windows, e continuam a surgir novos detalhes que dão alguma credibilidade a esses rumores.
De acordo com os rumores mais recentes, a próxima consola Xbox terá acesso a todo o software Windows e suportará todos os jogos actualmente disponíveis nas consolas Xbox actuais. A informação coincide com rumores anteriores sobre a mudança radical de estratégia da Microsoft.
Pessoas familiarizadas com o projecto disseram recentemente ao site Windows Central e ao canal de YouTube Digital Foundry que a Asus ROG Ally, vendida com a marca Xbox é, efectivamente, uma antevisão da experiência de utilizador da próxima Xbox. Este PC de jogos portátil permite aos utilizadores iniciar títulos de múltiplas lojas através de uma interface amiga do comando, sem nunca carregar o ambiente de trabalho padrão do Windows.
A presidente da Xbox, Sarah Bond, descreveu a nova consola como uma “experiência premium e seleccionada”, o que pode implicar uma loja que apresente jogos especialmente optimizados para o hardware – semelhante à colecção “Great on Deck” da Steam criada para a consola Steam Deck.
No entanto, o feedback inicial dos proprietários da nova ROG Ally sugere que a Microsoft ainda tem um trabalho considerável a fazer antes que o Windows pareça tão fluido quanto uma interface de consola tradicional ou mesmo o SteamOS. A empresa está actualmente a refinar o Windows para utilização portátil e na sala de estar, minimizando a sobrecarga de desempenho e criando um processo de arranque semelhante ao das consolas Xbox.
Ao contrário da ROG Ally, a Xbox de próxima geração poderá executar todos os títulos para as Xbox actuais, incluindo os jogos retrocompatíveis da Xbox One, Xbox 360 e Xbox original, sem necessidade de o fazer via streaming. A Microsoft também planeia incorporar as tecnologias de upscaling Auto Super Resolution e de geração de frames para melhorar os títulos mais antigos.
Como o modo multijogador online no Windows é tradicionalmente gratuito, a adopção de uma plataforma baseada em Windows eliminaria provavelmente a barreira de pagamento por subscrição da Xbox para jogar online. Não se sabe o que isto pode significar para as assinaturas Game Pass, particularmente para o PC Game Pass.
Notícias publicadas anteriormente sugerem que a próxima geração da Xbox irá utilizar uma APU AMD com o nome de código “Magnus”. As especificações iniciais apontam para um design de 10 núcleos, o que a posiciona bem à frente da PlayStation 6 da Sony em termos de desempenho bruto, mas também pode aumentar os custos de fabrico e o preço final. A AMD já confirmou que está a colaborar com a Microsoft no desenvolvimento de vários dispositivos ainda não anunciados.
Espera-se que as consolas de próxima geração da Microsoft e da Sony utilizem CPUs Zen 6 e GPUs RDNA 5 da AMD. As novas arquitecturas podem proporcionar grandes ganhos de desempenho em ray tracing, path tracing e tarefas de machine learning. Os novos dispositivos devem chegar em 2027.