A Google integrou uma nova plataforma, a Earth AI, na Google Cloud, oferecendo aos Trusted Testers acesso aos modelos de imagens, população e ambiente. As organizações terão a opção de utilizar os seus próprios dados juntamente com os modelos e conjuntos de dados da Google, incluindo o Imagery Insights, para a monitorização ambiental e para a resposta a catástrofes.
A Google afirma que a Earth AI já está a ser testada por milhares de organizações em todo o mundo. O escritório regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS) está a usar os modelos de população e ambiente com os seus próprios conjuntos de dados para compreender e prever as áreas em risco de surtos de cólera na República Democrática do Congo. Todos estes dados podem ajudar a gerir os recursos hídricos, saneamento e campanhas de vacinação quando necessário.
Empresas de imagens de satélite como a Planet e a Airbus também usam a Earth AI. A Planet analisa imagens históricas para ajudar os clientes a rastrear padrões de desflorestação, enquanto a Airbus usa as mesmas ferramentas para ajudar empresas de serviços públicos a detectar o crescimento de vegetação perto de linhas de energia, reduzindo a possibilidade de interrupções de serviço.
O Bellwether, um projecto da divisão X da Alphabet, usa a Earth AI para obter informações sobre a previsão de furacões para a corretora de seguros global McGill and Partners. Com estas informações, os clientes da McGill conseguem processar sinistros mais rapidamente, ajudando os proprietários a reconstruir mais cedo após tempestades.
A Google afirma que a integração da Earth AI no seu ecossistema cloud oferece às empresas novas opções para trabalhar com dados planetários de formas que anteriormente estavam limitadas a equipas de investigação especializadas.