Se precisar de combinar regularmente vários ficheiros do Excel, é mais rápido usar uma macro do que copiá-los e colá-los manualmente. Primeiro, active o separador ‘Programador’ do Excel clicando em ‘Ficheiro’ > ‘Opções’ > ‘Personalizar Friso’ e marque a caixa ‘Programador’, na caixa à direita. No final, faça ‘OK’. Em seguida, mova todos os ficheiros que deseja combinar para uma única pasta e guarde-os no formato XLSX; abra um novo ficheiro Excel para ser o seu ficheiro principal, seleccione o separador ‘Programador’, na parte superior, e depois ‘Visual Basic’. Nessa janela, clique em ‘Insert’ > ‘Module’ para abrir o editor VBA. Escreva o seguinte:
Sub GetSheets()
Path = “C:\FILE PATH”
Filename = Dir(Path & “*.xlsx”)
Do While Filename <> “”
Workbooks.Open Filename:=Path & Filename, ReadOnly:=True
For Each Sheet In ActiveWorkbook.Sheets
Sheet.Copy After:=ThisWorkbook.Sheets(1)
Next Sheet
Workbooks(Filename).Close
Filename = Dir()
Loop
End Sub
Substitua a linha Path = “C:\FILE PATH” pelo caminho da pasta onde tem todos os ficheiros Excel que quer combinar, como no nosso exemplo. Clique no botão verde (ou use a tecla ‘F5’) para executar a macro. O Excel vai abrir cada ficheiro, copiar todas as folhas e colá-las na folha de cálculo principal. Quando terminar, feche o editor VBA e não se esqueça de guardar o ficheiro.