A Leica anunciou uma máquina da série M que traz uma funcionalidade inédita nesta gama: um visor electrónico. Segundo a marca, o novo sistema «combina a utilização tradicional com a precisão e o conforto do enquadramento digital».
Apesar desta mudança de conceito, a M EV1 mantém o «formato clássico da linha M», embora com um novo revestimento em pele com padrão diamante. O facto de permitir fazer a focagem através deste ecrã facilita, sublinha a Leica, o «uso de objectivas rápidas como as Summilux e Noctilux».
Baseada na M11, a EV1 traz um sensor full-frame BSI-CMOS (com resolução variável de 60, 36 ou 18 MP) e o processador Maestro III. Nas ligações sem fios, contamos com Bluetooth e Wi-Fi; tal como acontece com as M11-P e M11-D, vem com a tecnologia Content Credentials, que «aplica uma assinatura digital autenticada às imagens» o que «confirma a sua origem e integridade».
A Leica M EV1 chegou às lojas esta semana, com preço recomendado de 8150 euros. Se quisermos o punho em pele compatível com este modelo, temos de gastar mais 405 euros.