De acordo com uma nova publicação no blogue da Wikipedia de Marshall Miller, director de produtos sénior da Fundação Wikimedia, as visualizações de páginas da Wikipedia por humanos caíram 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Depois de actualizar o sistema de detecção de bots da Wikipedia, a organização descobriu que a maior parte do seu tráfego em Maio e Junho teve origem em bots concebidos para evitar a detecção.
Miller afirma que a queda nas visitas está ligada à crescente utilização de respostas geradas por IA nos motores de busca, bem como a pessoas que procuram informações em vídeos curtos nas redes sociais. Acrescenta que, embora a IA possa ajudar as pessoas a aceder ao conhecimento, pode reduzir a consciência da origem dessa informação.
O conteúdo da Wikipedia continua a ser uma fonte principal de informação verificada para muitas destas ferramentas de IA, mesmo quando os utilizadores não visitam directamente o site. A comunidade de editores da organização é responsável pela verificação de factos e pela realização de edições atempadas à medida que surgem novas informações.
Miller alerta que um menor número de visitas humanas pode ter impacto na sustentabilidade da Wikipedia, porque menos voluntários poderão editar e enriquecer artigos, e menos doadores poderão apoiar a plataforma. Os resumos gerados por IA são ainda piores para os outros sites. Quando estes sites não recebem tráfego humano, não conseguem lucrar com os anúncios que acompanham o conteúdo principal.
Para enfrentar estes desafios, a Fundação Wikimedia criou uma nova estrutura para atribuir o conteúdo usado fora do site e equipas dedicadas a chegar a novos leitores. Miller também insta as empresas de IA, de pesquisa e de redes sociais que usam o material da Wikipedia a incentivar os utilizadores a visitar o site.
Ainda assim, diz Miller, existe uma necessidade urgente de os utilizadores da web apoiarem o conhecimento com curadoria humana. Afinal, cada resposta gerada por IA depende das pessoas reais que criam as fontes das quais a IA se alimenta.