Devido à falta de conteúdo nativos, os ecrãs 8K ainda são raros. No entanto, a grande densidade de píxeis é vantajosa para certas tarefas no mercado profissional, este é o principal argumento de venda da linha de monitores Asus ProArt e da sua recente entrada no mercado 8K.
O primeiro monitor 8K da Asus, que é também o primeiro ecrã 8K a suportar HDR e Dolby Vision, chega ao mercado no final deste mês. O preço ainda não foi anunciado, mas o ecrã inclui uma vasta gama de funcionalidades destinadas a editores de imagem e vídeo profissionais.
O ProArt Display 8K PA32KCX é um monitor profissional Mini-LED de 32 polegadas que suporta resoluções até 7.680 x 4.320, totalizando 33,2 milhões de pixéis a 275 pixéis por polegada. O ecrã oferece o dobro da resolução linear de 4K, o triplo da de da resolução 1440p e o quádruplo da 1080p.
Embora os ecrãs 8K não sejam novidade, os fabricantes não apostam muito neles devido à falta de conteúdo 8K nativo. A Sony não lança um novo televisor 8K desde 2022 e não tem nenhum novo produto deste tipo planeado para o futuro próximo. Já o UP3218K da Dell, lançado em 2017, continua a ser a única opção 8K em algumas lojas de PC.
Tal como a maioria dos ecrãs que excedem a resolução 4K, o UP3218K destina-se a profissionais que necessitam de detalhes visuais extremamente finos para tarefas como edição de vídeo, design e trabalho de efeitos visuais. Por isso, não é surpreendente que o primeiro modelo 8K da Asus chegue como parte da sua série ProArt focada na produtividade.
O PA32KCX combina a sua alta contagem de píxeis com capacidades HDR, sendo lançado com suporte para HLG e HDR10, já a compatibilidade com Dolby Vision vai chegar via firmware pouco depois do lançamento.
O monitor oferece 1.200 nits de brilho máximo e 1.000 nits de brilho sustentado em ecrã inteiro, com profundidade de cor de 10 bits, e cobertura de gama 100% sRGB, 99% Adobe RGB, 97% DCI-P3 e Rec. 2020. Também promete uma precisão de cor Delta E < 1.
Para conectividade, o ecrã inclui um hub USB integrado com duas portas Thunderbolt 4 que oferecem até 96 W de fornecimento de energia e switching KVM, permitindo aos utilizadores controlar dois sistemas com um teclado e rato. Embora o Fórum HDMI tenha finalizado recentemente a especificação HDMI 2.2 (que suporta 8K a taxas de actualização mais altas), o novo monitor da Asus ainda usa HDMI 2.1 e DisplayPort 2.1.